Política

120 ANOS APÓS A LEI ÁUREA FALTAM ESTUDOS SOBRE A ESCRAVIDÃO NA BAHIA

É cada pergunta
| 12/05/2008 às 20:01
Representção de negro acorrentado, em momento da escravidão na Bahia (Foto/Ils)
Foto:
  Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:

  1. Neste 13 de maio registra-se os 120 da Lei Áurea, a qual, em tese pôs fim a escravidão no Brasil. O tema é complexo (vide neste BahiaJá artigo do advogado Sérgio São Bernardo) e suscita uma série de interpretações e análises das mais variadas possíveis. É também um assunto que carece, ainda, de muitos estudos sobretudo em relação ao papel que alguns países da África, em guerras tribais entre os séculos XV e XVIII se tornaram exportadores de escravos.

  2. Recentemente, um professor da Universidade de Harvard, Nathan Nunn, publicou o resultado de uma pesquisa que correlaciona à exportação de escravos no passado à baixa renda de hoje em alguns países africanos. O Brasil aparece enquadrado à linha de correlação, segundo a qual, quanto maior a correlação de escravos na população em 1750, menor o PIB per-capita em 2000. Do outro lado do Atlântico, diz o professor, as regiões africanas que mais exportaram escravos se tornaram os países de menor renda, na contemporaneidade.

  3. Veja o que diz o professor em entrevista ao MAIS da Folha de SP: "Alguns estados como o axanti e o oyo, desenvolveram um consumo do escravismo. Esses estados predatórios enriqueceram com o comércio de escravos, mas eram instáveis e duraram pouco. Aparentemente, não possuiam as instituições necessárias para resistir ao tempo".

  4. O tema, portanto, no caso de Salvador, considerada uma das capitais mais pobres do país em termos de renda per-capita e distribuição da renda, ainda merce estudos nessa direção, sem essa ótica de apenas querer imputar ao europeu colonizador todas as mazelas da escravidão. O que aconteceu com a população indo-euro-afro-descendente, com matrilínea predominante afro na cidade do Salvador para ela se manter, ainda hoje, passado um século do fim oficial da escravidão, nessa pobreza quase endêmica? 

  5. Já há uma consciência coletiva no sentido de entender esse processo e reparações estão em marcha, ainda que, lentamente, observando-se a amplitude do problema. Os historiadores baianos deveriam se debruçar sobre esse tema. É apaixonante e com poucas publicações nativas de valor. A relação África-Europa-Bahia passa por esses três continentes.

  6. A Prefeitura de Salvador estaria usando de inacabáveis contratos de prestação de serviços de execução de obras de engenharia, firmados há até 20 anos, para realizar recentes trabalhos, inimagináveis à época da assinatura dos termos, através das mesmíssimas empresas de sempre, numa escancarada burla a exigência legal de novas e especificas licitações públicas.
 

  7. Basta para bem ilustrar, citar dois exemplos bem visíveis no cotidiano da Cidade: A via exclusiva para ônibus na ligação Iguatemi/Paralela, a cargo da CNO, tendo amparo no contrato do finado Transporte de Massa de Salvador - TMS, firmado em 1988, quando o prefeito era o atual radialista Mário Kértesz; a drenagem pluvial da área do bairro do Chame Chame, tocada pela OAS, sendo amparada no polêmico contrato guarda chuva para obras de drenagem em toda Salvador, firmado em 1990, quando o prefeito era o falecido Fernando José.


  8. O setor de táxi aéreo baiano entrou em parafuso com a ocorrência de dois acidentes fatais seguidos com repercussão nacional em áreas turísticas (Ilhéus e Lençóis), os quais envolveram aeronaves das principais empresas sediadas aqui e pilotos extremamente experientes, considerados como praticamente infalíveis.

  9. Aliam-se para constituição deste quadro down, a falta de explicações, no próprio meio da aviação de pequeno porte, que justifiquem as tragédias, bem como a queda imediata no volume de procura de serviços prestados, o que pode levar o setor como um todo a viver crise sem precedentes.     


  10. O presidente Lula aproveitou a presença do ex-prefeito Imbassahy na platéia durante o  ato de lançamento das obras do PAC na Bahia, para enfatizar que o mesmo recebeu menos recursos do Governo Federal, no período que FHC era presidente, do que o Governo do PT destinou a administração de João. Imbassahy, segundo o DataFolha, foi considerado o melhor prefeito do país entre 12 regiões metropolitanas pesquisas. João Henrique, por enquanto, é o pior.

   11. Isso significa dizer que, nem sempre, dinheiro farto representa felicidade e boa administração.

   12. Voltando ao professor Natalino Dantas, um leitor do BahiaJá fez a seguinte perguntinha socrática: Por que os baianos de QI privilegiado migram para o Sul do país? E até mandou uma listinha de personalidades: a família Caymmi, Caetano Veloso, Sônia Coutinho, João Ubaldo Ribeiro, Antonio Torres, Gilberto Gil, Nizan Guanaes e Tom Zé.

  13. A resposta é a seguinte: a Bahia ainda é uma Província e essa migração vem desde os tempos de Ruy Barbosa, passando por Glauber Rocha, Jorge Amado e outros. Aqui se gasta 100 pra não deixar o outro ganhar 50.

  14. Segundo a coluna Holofote, de Veja, o presidente Lula está pressionando o PSB nos Estados para que seus candidatos apoiem o PT. Teria cobrado da governadora do Rio Grande do Norte a retirada do candidato a prefeito de Natal, Rogério Marinho, para apoiar a petista Fátima Bezerra. O mesmo teria acontecido em Recife exigindo o apoio do governador Eduardo Campos, a João Costa.

  15. De Recife pra Salvador é um pulo. Daí que a deputada Lídice da Mata, a qual, anda estruturando seu partido no interior, sem esquecer a capital, mas, calada, na muda, deve colocar seus cabelos no molho. Pode ser a próxima bola da vez no apoio ao candidato do PT.

  16. Candidato do PT? Vai ter mais uma rodada de negociações com o secretários Rui Costa. Mas, a rigor, os candidatos estão trabalhando a hipótese das prévias, no domingo, 18. O deputado Nelson Pelegrino passou o dia reunido com seu staff.

  17. O ex-deputado Antonio Rodrigues (DEM) está entusiasmado com sua candidatura a prefeito de Mutuipe.

  18. O governador Wagner adotou a linha patriótica para batizar suas obras. Na antiga Via Portuária colocou o nome de Complexo Viário Baía de Todos os Santos; e na ligação Salvador/Aeroporto/Lauro de Freitas, Complexo Viário 2 de Julho.

  19. Dois anos sem Asclepíades Antonio Soledade. Era uma referência no serviço público. Conhecia tudo o Soledade.

  20. Não foi inteligente a declaração do governador Wagner classificando a atitude dos rodoviários de Salvador, em pré-greve, de "burrice".

  21. O Sindsefaz, apesar do encontro com o secretário estadual da Fazenda, Carlos Martins e os acenos de melhorias para a categoria fisco, manteve a Assembléia Geral da Categoria para próximo dia 19, com indicativo de greve.

  22. Já comprei um pacote de buferim cárdio. O Vitória vai jogar com o Sport na Ilha do Retiro. Imaginem o que vai acontecer! 

  23. Faleceu nesta segunda-feira, 12, um representante do senadinho do Shopping Barra: Benito Cotrim Risério. 

  24. No Barra tem duas Câmaras: a alta ou senadinho, do qual faz parte João Falcão e outros, fica no 3º piso; e a câmara baixa, que fica no térreo, cujo presidente é o radialista Manoel Canário e secretário o jornalista Luis Luzi.

  25. A Central do Carnaval estendeu seus tentáculos ao São João do Interior. Já abocanhou três deles: Forrós do Bosque, da Margarida e do Sfrega. Vão engessar o produto. Podem anotar.

  26. Mãe Stella de Oxóssi está fazendo um apelo no sentido de murarem o Axé Opô Afonjá. Estão invadindo a área do axé.

  27. O governo da Bahia está anunciando o Complexo Viário Baía de Todos os Santos como a maior obra viária, em Salvador, nos últimos 30 anos. Só pra lembrar os governadores nesses 30 anos: Roberto Santos (1975/78); ACM (1979/1982); João Durval (1983/1986); Waldir Pires (1987/1989); Nilo Coelho (1989/1990); ACM (1991/1994); Paulo Souto (1995/1998); César Borges (1999/2002); Paulo Souto (2003/2006). De quebra, como tampões: Eraldo Tinoco, Antonio Imbassahy e Oto Alencar.

   28. Do deputado líder da maioria, na AL, nesta segunda, deputado Waldenor Pereira: - A oposição deve procurar fonte mais fidedigna para atacar o governo. (A oposição usou dados da coluna de Cláudio Humberto).

  29. Do deputado Aderbal Caldas, presidindo a sessão: - Senhores deputados que fazem parte da Mesa Diretoria da Casa compareçam ao plenário e venham ocupar seus postos.

  30. Do deputado João Bacelar sobre o cancelamento da viagem do governador a Israel: - O presidente Lula mandou ele trabalhar.

  31. Nesta terça-feira, 13, a casa da Música, no Parque Ambiental do Abaeté, em Itapuã, servirá de palco ao espetáculo Revisáfrica, uma homenagem a Oxum, símbolo da figura materna no panteão do candomblé, e Xangô, tematizando a justiça.O evento, uma parceria da Fundação Gregório de Matos com a Fundação Pedro Calmon, apresenta também como atrações grupos de capoeira, samba na roda e maculelê.

  32. Instituído em 31 de outubro de 1962, o Dia do Gari será comemorado pela Limpurb, na próxima sexta-feira, a partir das 16 horas, com distribuição de prêmios entre os garis e a homenagem ao agente de limpeza mais antigos em atividade na Limpurb.