São as miudinhas d'agora
A ministra Dilma Roussef fez um discurso politicamente correto. Sem política. (Foto/Agecom)
Foto:
Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:
1. Ns solenidade do Centro Administrativo da Bahia (CAB), campo neutro, pois mais parecido como área governamental do Estado do que da Prefeitura de Salvador, isso para não melindrar o PT nem dar fôlego ao PMDB, o presidente Lula foi simpático aos baianos. Disse que tem uma enorme afinidade com o povo baiano e que, na outra encarnação, já foi baiano.
2. Para quem é espírita e acredita nas colônias espirituais essa é uma boa tese, embora, no caso de Lula, tenha sido mais um lance de marketing político. A princípio, a solenidade na governadoria não estava programada no roteiro de Lula, divulgado pelo site da Agecom. Constavam uma visita a Catu, Lauro de Freitas (Itinga), Hospital Ana Nery e Ilhéus.
3. A política alterou o roteiro. Sumprimiu-se a visita ao Ana Nery e incluiu-se o CAB para atender os reclamos do ministro Geddel Vieira Lima. Ainda assim, a rigor, o CAB não tem a cara de Salador. Tem mais a feição da Casa do Governo da Bahia. São sutilezas sobre sutilezas. No pior dos mundos para a candidatura do PT, em Salvador, escolheu-se um campo neutro. Digamos assim, um meio de campo.
4. Em relação ao time da Frente de Esquerda, nesse meio de campo, presentes os pré-candidatos Walter Pinheiro e Nelson Pelegrino, os mais próximos de Lula, de acordo com o cerimonial, e também a deputada Lídice da Mata, do PSB. Tava quetinha, ao lado do deputado Zezéu Ribeiro, de olho vivo no que se passava. Nessa ala preferencial não foram vistos J. Carlos e Luiz Alberto. São meros sinais.
|
5. A ministra-chefe da Casa Civil da Presidência, Dilma Rousseff, no seu estilo, seríssima afirmou em seu discurso na sede do governo da Bahia, que as desigualdades regionais e sociais são fruto da concentração de investimentos e da desigualdade de oportunidades. Segundo a ministra, o combate à desigualdade regional deve ser articulado com o combate à desigualdade social.
6. Discurso, assim, técnicamente correto sem arriscar-se na seara política. Dsse esperar que, nos próximos anos, a taxa de crescimento da Bahia seja ainda maior do que as que tem tido, devido aos investimentos em habitação, saneamento e infra-estrutura que os governos federal e estadual estão fazendo. |
7. A população de Itinga não recebeu com simpatia as presenças do prefeito João Henrique (PMDB) e César Borges (PR) no palanque do presidente. Teve gente que confundiu o palanque do presidente como sendo palanque do PT e vaias foram ouvidas acolá.
8. Daí que o prefeito João levou sua claque para a governadoria. Seguro morreu de velho.
9. O ministro Geddel Vieira Lima contabilizou como grande feito do governo federal o fato de que aconteceu um temporal na cidade do Salvador, na última quinta-feira, 8, provocando muito estragos na cidade. Mas, sem mortes. Faturou.
10. Belo trabalho de Edmundo Filho, do núcleo de rádio da Agecom, sobre a visita do presidente. Disponibilizou uma cobertura com áudio quase imediata aos acontecimentos. A Agrecom, de uma forma geral, trabalhou bem. O pessoal tá aprendendo.
11. Mudando de um pólo a outro, as declarações do reitor Naomar Almeida, UFBA, sobre a quantidade de professores na Faculdade de Medicina deixou muita gente assustada. Tem mais professor do que aluno. Ou seja, deve ter muito professor fazendo "bico" na instituição uma vez que é permitido (assim como na Faculdade de direito) que docentes dessas escolas possam ser professores e exercitarem as profissões em outros sitios.
12. A UFBA, ao que tudo indica, está com um quadro enorme de professores, mestres e doutores, alguns dos quais, fazem que ensinam. Veja o seguinte: a Escola de Comunicação tem 33 professores. É gente. Será que a UFBA virou cabide de empregos nesse segmento?
13. O ex-vereador Antonio Robespierre está se entusiasmando para voltar a política. Analisa a possibilidade de concorrer a uma vaga de vereador na Câmara de Salvador pelo DEM.
14. Maria Adail Santos é quem vai presidir a Junta da Eleição do Sindicado dos Policiais Civis da Bahia. Missão difícil. A eleição já está marcada. Vão auxiliar Adail, Roberto Teles e Boaventura dos Santos.
15. A imprensa paulista, santo Deus, parecia urubu na carniça na cobertura da prisão do casal Nardoni. Teve uma repórter de TV que quase engole um microfone.
16. É tanto bilhão que vai ser investido na Bahia que, se for verdade, o Estado vai mudar o seu perfil. Agora, uns portugueses chegaram dizendo que vão colocar mais 3 bilhões no turismo.
17. O ex-secretário de Planejamento, Armando Avena, disse em A Tarde que, diante de tantos bilhões e o grau de investimentos, "a Bahia precisa se posicionar melhor e ampliar sua atuação em infra-estrutura e retorno à política industrial, criando ambiente propício para atração de novos empreendedores.
18. O presidente Lula é um sortudo.São Pedro fechou as torneiras em sua passagem por Salvador. De repente, para azar de nosotros, vai chover no final de semana.
19. O Instituto dos Auditores Fiscais (IAF) vai fazer uma manifestação em frente da governadoria, no próximo dia 13, onde entregará um documento intitulado "Manifesto em Defesa da Cidadania e contra o Trem da Alegria na Sefaz". Um ônibus sairá do DAT Metrô e um serviço de Vans, da sede da Sefaz, para levar os manifestantes.
20. O IAF entende que a criação de cargo único na Sefaz unificando as funções de auditor fiscal e agente de tributos é inconstitucional. O correto seria concurso público.
21. O Índice de Preços no Atacado -FGV- atingiu no acumulado em 12 meses, 12,82%. Ele é subdividido de duas formas. Numa delas em bens finais, bens intermediários e matérias primas brutas. A inflação deste ultima item cresceu 28,08% em 12 meses. Outra divisão é em produtos agrícolas e industriais. A inflação dos produtos agrícolas alcançou 27,9% em 12 meses.
22. Jolivaldo Freitas teve direito até a recital de poema no lançamento do seu novo livro "Vulgar" na verve de Lidinete Pereira. Bravo.
23. O senador César Borges (PR) estava como peixe fora d'água na solenidade do PAC em Salvador.
24. "Só mesmo um governo desastroso, como o de Luiz Inácio Lula da Silva, comemora uma matriz energética, que impede o Brasil de atingir sequer 50% de fontes renováveis e continua ampliando o consumo de derivados de petróleo, na contramão de um mundo preocupado com a busca de alternativas energéticas", declarou o deputado José Carlos Aleluia.
25. O Senado boliviano está organizando um "impeachament" para o presidente Evo Morales. Essa Bolívia não tem jeito.
26. Da tribuna da Câmara Municipal, o vereador Alan Sanches (PMDB) defendeu a reedição do Prêmio Jornalista Vladimir Herzog, destinado aos profissionais de imprensa responsáveis pela cobertura dos trabalhos do legislativo municipal. "
Esta é uma forma de valorizar os jornalistas éticos e comprometidos com a qualidade da informação" afirma.
27. Mais uma do presidente Lula: - Os Estados Unidos estão entupidos de dívidas, mas têm risco zero.
28. O BOPE detonou mais 7 homens no Rio de Janeiro, na Favela da Pedreira. Só esta semana já tombaram mais de 25 jovens.
29. Começa a partir deste final de semana o calvário dos torcedores do Bahia e do Vitória.
30. Já que o PT não tem candidato a prefeito de Salvador, o presidente Lula deu uma colher de sopa ao pré-candidato do PSDB a prefeito, Antonio Imbassahy, presente na platéia do evento do CAB no estacionamento da Governadoria como convidado do governador Jaques Wagner (PT). Por três vezes, citou Imbassahy e até brincou com o prefeito João Henrique e com FHC: - Imbassahy, posso garantir que o prefeito João Henrique (PMDB) recebeu mais recursos em sua administração do que você recebeu na Prefeitura quando o presidente era de seu atual partido.
31. Até terça-feira próxmia, o secretário de Relações Institucionais garante que sairá o nome do candidato a prefeito de Salvador. Se isso acontecer, de fato, será a primeira vez que um candidato do PT sairá do colete. O pessoal vinculado ao deputado Pelegrino deseja prévia já.
32. O deputado Marcelo Nilo não será mais governador interino. Wagner cancelou a viagem à Israel.
33. Os petistas não ficaram com ciúmes porque Lula citou Imbassahy. Ficariam, disse uma fonte ligada a uma cabeça coroada do PT, se ele falasse algo de agradável em relação a João Henrique.
34. Imbassahy estava nas alturas com as declarações de Lula.