Política

EX-GOVERNADOFR ROBERTO SANTOS DEFENDE AVALIAÇÕES NA EDUCAÇÃO

Aconteceu esta semana
| 08/05/2008 às 10:01
O Seminário do PSDB discutindo "Novos Caminhos" para Salvador (Foto/Div)
Foto:
   Durante a abertura do seminário promovido pelo PSDB, com o tema "Educação: o desafio da qualidade", no auditório da Faculdade da Cidade, o ex-ministro da educação e deputado federal Paulo Renato Souza (PSDB/SP), traçou um breve panorama da situação da educação brasileira: "Temos quantidade, mas não temos qualidade", afirmou, lembrando, entretanto, que, "até 1995, nem qualidade se tinha no país".

   Paulo Renato destacou a universalização do acesso ao ensino fundamental durante sua gestão e disse que os desafios agora são: Ampliar as oportunidades na pré-escola e focar no aprendizado das crianças. "Se queremos um país desenvolvido, temos que apostar na qualidade do ensino", afirmou Souza.


   Mais de 200 pessoas, entre estudantes universitários, professores e pesquisadores, se reuniram para ouvir e questionar os convidados. O presidente do PSDB da Bahia e pré-candidato à Prefeitura de Salvador, Antônio Imbassahy, destacou que a proposta do Ciclo de Seminários é o de discutir os principais desafios da cidade.

   "Temos que debater o futuro de Salvador com pessoas qualificadas, daqui e de fora, inclusive aproveitando projetos que estão dando resultados em outros lugares e criando projetos novos para alcançar a melhoria da qualidade do ensino para nossas crianças", disse Imbassahy. O próximo seminário trará como tema "O Poder Cultural e Oportunidades". 


   Participaram da mesa, além do deputado paulista: a Secretária de Educação de Curitiba, Eleonora Fruet, a prefeita de Mortugaba, Rita de Cássia Cerqueira (PSDB), o ex-governador da Bahia, Roberto Santos, a ex-Secretária de Educação e Cultura de Salvador Dirlene Mendonça, a jornalista Izabel Portela, fundadora do Instituto Íris e a Diretora de Graduação da Faculdade de Tecnologia de Ciências de Salvador Rosemary Ramos.


AVALIAÇÕES
PERIÓDICAS

Para o ex-governador Roberto Santos, "a questão da avaliação jamais foi tão valorizada como na gestão do ex-Ministro Paulo Renato", fato que se repete na administração do prefeito de Curitiba Beto Richa (PSDB), através da Secretária Eleonora Fruet, cuja exposição apresentou as diretrizes de suas políticas de governo na capital paranaense, onde existem 171 escolas e 162 centros municipais de educação infantil.

  Fruet destacou o papel das avaliações periódicas para identificar quais as práticas pedagógicas mais eficientes nos mesmos grupos escolares. A promoção do ensino de qualidade está diretamente relacionada aos níveis de escolaridade da mulher, que é chefe de família em até 40% dos lares nas regiões metropolitanas, segundo Fruet. Defensora da aproximação entre escola e comunidade, a Secretária afirmou ainda que os laboratórios de informática e as bibliotecas das novas escolas são abertos ao público local.


  Exemplo de que boas práticas na educação independem do nível de desenvolvimento da cidade, Mortugaba tem programas educativos reconhecidos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Para explicar o sucesso das políticas efetuadas, a prefeita Rita de Cássia Cerqueira citou as melhorias implementadas em sua gestão. Graças à atuação como professora da Secretária de Educação do município, foi possível identificar as diferenças de desenvolvimento entre as zonas urbana e rural, o que foi solucionado com a promoção de reuniões periódicas de planejamento entre professores das duas áreas.