Política

PROFESSORES DA FAMED FAZEM QUE ENSINAM; ALUNOS FAZEM QUE APRENDEM

Notícias desta sexta-feira de muita chuva
| 02/05/2008 às 21:01
Infocentro de Rio Real, do governo do Estado. Maravilha. Lotado de jovens. (Foto/BJá)
Foto:
  Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:

  1. Um professor da FAMED/UFBA, a Faculdade de Medicina que tirou nota 2 no Enade, ganha pouco mais de R$1 mil/mês. Está explicado porque os índices de aproveitamento dos alunos são tão baixos. Com um salário dessa natureza, o professor faz que ensina; e o aluno faz que aprende. Quando é avaliado dá-se o desastre como aconteceu, recentemente.

  2. Há informações precisas dando conta de que o Conselho Universitário sabe dos problemas da FAMEB há anos e o convênio entre o Estado/Sesab/Incooba com a UFBA aprofundou ainda mais a crise no Hospital das Clínicas. O Incooba - Instituto do Coração era do Estado, organizado na gestão Paulo Souto. Passou para a UFBA com a proposta estatizante do secretário Jorge Solla e levou consigo bons profissionais do Hospital das Clínicas.

  3. Levou porque paga melhores salários e a FAMED, que já vinha bronca das pernas, afundou de vez. No meio universitário, todo mundo sabe disso, especialmente os professores. O BahiaJá está em cima desse assunto e vai revelar quem está ganhando capilé com isso.

  4. De um leitor/professor sobre o tema "O professor Dantas e a Cultura Baiana":  Observo tanto que vossa análise está correta que o mesmo procurador federal, não mete-se com os desmandos da UFBA (o da procuradora) ou dos problemas da facudade, ou ainda, para não se meter em grandes confrontes o das fraudes de livros do FNDE, que provalvemnet são milhões em fraudes e niguem toca.

   5. As declarações do professor Antonio Natalino Dantas Manta, coordenador do Colegiado da FAMED/UFBA sobre o "baixo QI dos alunos" é o tema da discussão que o Fórum de entidades Negras realiza nesta sexta-feira, na sede do bloco Afro Osnegões.   Representantes de várias agremições se reúnem para discutir o tema e definir de que maneira as entidades vão de pronuncioar sobre o fato.

   6. No âmbito do PSB, grupo da deputada Lídice da Mata/Domingos Leonelli, há o sentimento de que a indicação de Paulo Mascarenhas para ser scretário da Administração João Henrique foi um erro palmar. Só resta saber quem vai dar a mão a palmatória. Desde o momento em que Lídice rompeu com o prefeito e Mascarenhas se manteve na Prefeitura, desconfiou-se dessa atitude.

   7. Essa história do ministro da Cultura, Gilberto Gil, "tombar" como patrimônio imaterial o chá de santo Daime, parece coisa de quem não tem o que fazer.

   8. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, reconheceu, em Maceió, que o governo federal errou no combate à doença, mas que está procurando corrigir, cobrando dos governadores e dos prefeitos ações mais efetivas no enfrentamento da doença. "Houve erro. O governo errou, é preciso que reconheça o erro, faça autocrítica e procure acertar", disse.

   9. O ministro também se queixou da falta de empenho da população. Que ministro é este! Que cara de peroba. Vá trabalhar camarada.

   10. O Laboratório de Análise Política Mundial (Labmundo), grupo de pesquisa da UFBA na área de Relações Internacionais promove entre 6 e 14 de maio uma discussão historiograficamente diferenciada e multidisciplinar sobre o contexto de contestação da década de 1960. Ver mais informações em: http://framos.wordpress.com/2008/04/20/maio-de-68-2/
 
   11. O contribuinte que desejar obter informações detalhadas sobre o Imposto sobre a Transmissão Inter Vivos (ITIV) vai encontrar mais facilidade no site da Secretaria Municipal da Fazenda da Fazenda (Sefaz): www.sefaz.salvador.ba.gov.br. A Coordenadoria de Tributos Imobiliários disponibilizou um banner na home do site que faz link com o Guia do ITIV e com o manual de instruções para preenchimento do formulário do imposto.
 
   12. Justiça baiana mantém proibição da Marcha da Maconha em Salvador.

   13. Do médico psiquiatra Luiz Fernando Pedroso sobre a marcha da maconha em Salvador: - Nada pode justificar a truculência do Ministério Público da Bahia de tentar proibir a chamada "Marcha da Maconha". Seu discurso é ignorante e preconceituoso. E a atitude demagócia de "salvadores da Pátria"é o ovo da serpente de onde brotam os futuros ditadores.

   14. São Pedro castigou a cidade do Salvador, nesta sexta-feira. Choveu canivete como se diz no popular. O pessoal da Codesal se virou nos 30 e foram registradas dezenas de ocorrências na cidade.