Com cerca de uma hora de atraso, o governador de Alagoas, Teotônio Vilela, acaba de abrir a sétima edição do Fórum dos Governadores do Nordeste, ao lado dos oito governadores da região e do ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Neste momento, o ministro exibe um diagnóstico da dengue no Brasil e apresenta um plano de contingência para evitar uma nova expansão da doença no país.
Foto: Manu Dias/AGECOM
O governador da Bahia, Jaques Wagner, chegou ao encontro depois de uma maratona de quase 24 horas de viagem, vindo dos Emirados Árabes. Seis secretários de Estado integram a comitiva baiana, entre eles Jorge Solla (Saúde), Carlos Martins (Fazenda) e Marília Muricy (Justiça).
Na pauta da reunião, além da dengue e dos mecanismos de compensação para o novo modelo da reforma tributária, vão ser assinados os pactos federativos para a erradicação do sub-registro civil de nascimento, inclusão da pessoa com deficiência e redução da violência contra crianças e adolescentes.
A maior expectativa é para a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à tarde. Ele presidirá a solenidade de posse dos 31 conselheiros da Sudene, marcando assim a reinstalação do órgão fomentador do desenvolvimento regional, extinto em 2001.