Política

VARELA VIAJA E TENTA ORGANIZAR ALIANÇA POLÍTICA P/ SE MANTER NO PÁREO

Vide movimentação dos candidatos a prefeito de Salvador
| 29/04/2008 às 23:01
Sabem onde é essa feira? No Canela, ao lado da Reitoria da UFBA. Que coisa! (Foto/BJá)
Foto:
  Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:

  1. Vamos as penúltimas das eleições municipais em Salvador. O tititi no meio político neste início de semana foi a viagem de Raimundo Varela (PRB) a São Paulo/Brasília. Nesta terça-feira, o apresentador foi substituido por Cláudio Luis, no Balanço Geral, mas, deve voltar a telinha nesta quarta-feira. A grande dúvida nas hostes políticas é se Varela vai dar continuidade à sua campanha ou não.

  2. Indicadores apontam que o apresentador continua tentando organizar em coalizão de partidos, porém, não está conseguindo. Sozinho, no PRB, mesmo ao lado do povo, é uma temeridade. E Varela já tem maturidade suficiente para não colocar seu nome numa aventura dessa natureza, isolado. Isso já aconteceu em outras oportunidades e ele recuou, mesmo com números polpudos nas pesquisas, como aconteceu em 2004.

  3. Os últimos números do Instituto E-Leva/Nova Salvador FM demonstram uma queda de Varela. Indicadores admissíveis na medida em que o eleitorado já está enxergando com mais clareza quais são os candidatos políticos. Varela é o único pré-candidato não político, no modelo que alçou outro radialista, Fernando José, ao poder. Lembrando, no entanto, que Fernando tinha respaldo político do PMDB.

  4. Numa hipótese de Varela desistir, e essa foi a conversa no pé-de-ouvido que mais se ouviu nesta terça-feira, haveria duas possibilidades em jogo. A primeira, como aconteceu, em 2004, sair da parada e não apoiar ninguém. A segunda, e essa é a mais provável porque agora está vinculado a um partido (PRB) é sair da parada e indicar um vice, o bispo Márcio Marinho.

  5. Esse detalhe é importante de ser observado porque, em 2004, a IURD não se sentia tão forte para aliançar-se em Salvador ou mesmo disputar a eleição na cabeça da chapa como acontece agora com Varela. Ademais, a IURD se organizou mais politicamente e Varela tem um compromisso moral (e político) com Alexandre Raposo, o diretor da Record, por conta do seu problema de saúde.

   6. Uma provável desistência de Varela, agora, será diferente de 2004, com certeza. Mas, essas são conjecturas até que os sinais fiquem mais claros. Por enquanto, Varela está candidatíssimo e tem ainda 50 dias para se organizar politicamente até às convenções, no final de junho. Com o povo está bem. Com os políticos não se pode dizer o mesmo.

   7. Agora vamos ao PT. Deverá haver mesmo uma prévia até 18 de maio, data limite, para escolher o nome entre os 4 postulantes. O deputado J. Carlos está firme e diz que vai até o fim. Testará sua corrente política interna e admite que será o vitorioso. Há, no entanto, entre analistas do PT quem acredite num afunilamento da disputa, nas prévias, entre os deputados Nelson Pelegrino x Walter Pinheiro, sendo que J. Carlos apoiaria Pinheiro; e Luis Alberto, Pelegrino.

  8. O PSDB vai continuar com seu ciclo de debates, agora sobre a área da Educação, no próximo dia 5, com estrelas emplumadas, entre elas, o ex-ministro da Educação, Paulo Renato de Souza. O candidato deste partido, Antonio Imbassahy, circulou nesta terça-feira, à noite, com o tucanato no lançamento do livro de Nestor Duarte, na Assembléia. Cumprimentou deputados do PMDB ao PT. Tá confiante no segundo turno e acha que leva.

  9. O deputado Álvaro Gomes (PCdoB), em conversa com o BJá, disse que ainda confia numa aliança dos tradicionais partidos da esquerda (PCdoB+PT+PSB+PV). Nesta ordem, claro. O deputado deseja muito a vereadora Olívia Santana na cabeça da chapa. Se não conseguir, diz Álvaro, "vamos encarar sozinhos". 

  10, A deputada Lídice da Mata, pré-candidata do PSB, está na muda. Calada. Deixando que as águas de abril se choquem nas pedras da Praia da Mariquita. Mas, está de olho bem aberto para o São João. A Setur, comandada por seu partidário Domingos Leonelli, está organizando um grande São João. Sabem quais foram as cidades escolhidas? Salvador, Ilhéus e Porto Seguro. Nessa ordem: Salvador em primeiro lugar.

   11. E João? João tá andando. Nesta quarta-feira, 30, faz mais uma de suas jogadas de marketing e "empossa" Acelino Popó como agente 01 de combate à dengue. Hoje, seu pessoal de imprensa e marketing distribuiu à mancheia o jornalzinho "Tá Acontecendo", editado pela Secom, falando, entre outras coisas, do Bolsa Família e do Metrô. Espera-se que não ponham uma fantasia de mosquitão em Popó, como aquelas usadas no Casseta&Planeta.

   12. O PPS, com Miguel Kertzman, realiza o II Seminário sobre a cidade de Salvador, desta vez com a temática "Saúde Pública e Violência Urbana", a ser realizado no Hotel da Bahia, às 17:00 horas desta quarta-feira, 30. O Seminário será coordenado por Kertzman, Pré-candidato a Prefeito de Salvador e contará com a participação de Jairnilson Paim (Instituto de Saúde Coletiva) , Suzana Varjão (Coordenadora da ONG Estado de Paz ) e Maria Fernanda Perez (Núcleo de Estudos da Violência - USP).

   13. O jornalista João Carlos Teixeira Gomes (Joca) em artigo "Trincheira dos Bravos", A Tarde, terça-feira, 29, classifica o jornalista e ex-deputado Emiliano José, ex-PMDB, hoje no PT, de "retardatário Catão ideológico das dificuldades alheias". E mais disse: Ingenuidade nossa querer envolver Médici com ACM? E o que diz nosso feroz crítico esquerdista do acordo de Stálin com Hitler, pensando que um pacto desastroso evitaria a guerra temida pela Rússia naquele momento? 

  14. Responde Joca: "A necessidade às vezes abranda as ideologias. Mas lutamos até o fim - e sem direito a indenizações, pois a única indenização que cabe ao guerreiro é a glória da luta".

  15. O Diário Oficial desta terça-feira, 29, publicou uma mudança importante no estatuto da Empresa Gráfica da Bahia, no artigo 2, paragrafo VI: Distribuir a publicidade legal dos órgãos, entidades e sociedades integrantes da Administração Pública Estadual, direta e indireta nos termos da lei.

  16. Com isso, a EGBA vai se equiparar às agências de publicidade e/ou agenciadores de propaganda. Vamos ver qual a reação do Sinapro, pois, essa medida, vai prejudicar as agências da iniciativa privada.

  17. Tá havendo algo estranho nos aviões de carreira do governador Jaques Wagner, em suas viagens ao exterior, por conta da agenda que estaria sendo feita na Casa Civil sem a devida participação do Promo. Uma das críticas é que cargas d`'agua o governador foi fazer em Dubai, um tradicional mercado que atrai investimentos e não que demanda investimentos.

   18. A popularidade do presidente Lula foi às alturas. O lucro do Bradesco também subiu igual a foguete da Nasa. Só no primeiro bimestre deste ano foram R$2.1 bilhões. Um deputado da base do governo dizia o seguinte na AL, hoy: - Lula está bem com os pobres; e com os ricos.

   19. Falar nisso, o líder do governo na AL, deputado Waldenor Pereira, foi só elogios ao presidente na tribuna da Casa. Tá certo. Tem também que falar de coisas boas.

  20. Quem está circulando com mais desenvoltura na AL, inclusive no plenário, é o ex-deputado Josias Gomes, do mensalão.

  21. O vereador Silvoney Sales (PMDB) subiu nas tamancas e criticou duramente o presidente da Câmara Municipal, Valdenor Cardoso (PTC), isso em plenário. O presidente foi acusado de "ferir" constantemente o regimento da casa, de gastar dinheiro com excessivas propagandas e até de criar cargos para as comissões. Silvoney se referiu a Valdenor como "um ditador barato".


  22. Mais uma do vereador Silvoney (PMDB) na sessão da terça-feira. Ironizando a fragmentação na Câmara Municipal, com a existência de dois blocos de oposição, o peemedebista alegou que tem direito de formar mais um bloco de situação em que ele seria o novo líder. "Paulo Magalhães JR é o líder de oposição A e Olívia Santana é a líder B. Na situação Sandoval Guimarães é o líder A e eu quero ser o B", afirmou, provocando gargalhadas no plenário.

  23. Por iniciativa do ministro Aroldo Cedraz o Tribunal de Contas da União realizou no começo deste ano um seminário sobre as instituições federais de ensino superior. Na ocasião, foram discutidos os principais problemas enfrentados pelas universidades e apresentadas soluções que possam garantir uma melhoria do ensino superior no país. No Brasil, em 2006, o percentual de jovens entre 18 e 24 anos no ensino superior era de apenas 12,7%.


   24. Do deputado João Bacelar (PT) sobre as viagens do governador Wagner: - O governador está viajando mais do que o papa. Depois, sob os olhares atônitos dos seus colegas, completou: O papa Bento XVI.

   25. Do deputado José Nunes (DEM) ironizando o secretário da Saúde, Jorge Solla, que quis colocar a dengue no colo do governo Paulo Souto: - Não se cria mosquitos da dengue em cativeiros.

   26. Nesta quarta-feira, 30, as secretarias municipais da Educação e Cultura (SMEC) e da Saúde (SMS) realizam na Escola Municipal Suzana Wesley, localizada, na Boca do Rio, o Dia D de combate à Dengue. O evento marca o lançamento do selo "Escola Livre do Mosquito" e assinatura do termo de convênio de cooperação técnica entre as duas pastas da administração municipal.

   26. O deputado Heraldo Rocha (DEM) cobrou coerência do Secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla sobre o combate à dengue na Bahia. Enquanto o secretário afirma que a situação está sob controle, o Ministério da Saúde enfatiza que a Bahia está prestes a entrar numa epidemia de dengue, confirmando o que diz o secretário municipal de Saúde, José Carlos Brito que enfatiza que a situação na capital é grave.
 
  27. Como é bom ser governador, mesmo interino. O deputado Marcelo Nilo já mudou o visual. Pra melhor.

   28, No próximo dia 13, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia vai complear 114 anos de existência. Vai comemorar com um Simpósio Internacional - A Família Real na Bahia (1808/2008). 

   29. Vem aí o Dia do Trabalho na Colônia do SESC, em Piatã. Uma das mais tradicionais farofias do ano. Vai ser quinta-feira. De cachorro quente a fritada de atum.