Os torcedores do Vitória estão chamando Ramon de São Ramon
A belíssima Madona. Calma pessoal! Esse modelo é do Museu de Cêra de Madrid (Foto/El País)
Foto:
Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:
1. O prefeito João Henrique (PMDB) deu uma entrevista interessante na Rádio Nova Salvador FM. Em sí, sua fala não tem muita coisa a acrescentar sobre a cidade do Salvador e sua gestão, até agora muito a desejar, embora, obviamente, o prefeito entenda que vai bem e está (como ele mesmo situa) quebrando paradigmas. O prefeito deixou claro por onde vai trilhar nessas eleições sustentando sua tese, em três pontos, os quais, martelou-os com frequência, hoje.
2. E quais são esses pontos? O primeiro se sustenta na afirmação de que sua gestão mudou alguns procedimentos na capital, os quais, não eram mexidos, como bem disse o prefeito, há 20, 30, 40 e até 60 anos. O segundo é sua confiança irrestrita no apoio do ministro Geddel e nas verbas do governo federal para conseguir melhorar sua performance administrativa nos meses que lhes restam até o pleito. E o terceiro ponto é a necessidade que tem, certamente medido em pesquisa, de que a área da saúde é o seu calcanhcar de Aquiles e Dr. Brito, o novo secretário da Saúde, vai resolver esse problema.
3. Com esse tripé em operação garante que chega ao segundo turno e ao segundo mandato. Tem sentido. O prefeito, até porque está em poder da máquina eleitoral e sabe usá-la como poucos, é competitivo, sabe fazer alianças, sua rejeição está diminuindo diante das obras que sua gestão vem realizando nos bairros, e, realmente, pode chegar na campanha eleitoral com bastante fôlego na disputa.
4. Ademais, o prefeito não tem "sinmacômetro" ou vergonha de apresentar pequenas obras (travessia Ribeira/Plataforma, entre outras) como coisas extraordinárias e organizou um discurso que atinge Antonio Imbassahy, Lídice da Mata, ACM Neto por tabela, Edvaldo Brito, e até João Durval quando situa que a cidade, por ser pobre, favelada e outros, acumula problemas históricos "há 30/40 anos".
5. É só lembrar que João Durval, seu pai, foi governador da Bahia entre 1983/1986 e contabilizou entre algumas de suas obras memoráveis, o projeto da orla atlântica e o bairro de Cajazeiras. João Henrique comentou hoje que encontrou a saúde "com problemas históricos e crônicos"; o asfalto "era sonrisal" com problemas há 30/40 anos; o sistema ferroviária "abandonado há 60 anos"; o setor de transporte encontrou "na idade da pedra lascada" e assim seguiu sua trilha com adjetivações que já colocou em andamento e vai aprofundar na campanha.
6. Provocado para falar sobre a saúde de sua época, a partir de sua posse e a atuação do PT, saiu com a tese mais mirabolante possível. Disse que o grau de abertura democrática no país é outro. Daí que há uma fiscalização intensa do Ministério Público Estadual, do MPF e do Ministério da Saúde e que essa burocracia atrapalha. "Há um excesso de controle e isso atrapalha, sobretudo num momento em que temos pressa de resolver os problemas".
7. Conclusão: quem esperar um prefeito acuado vai se enganar. João tá com todo gás e confiante no seu segundo mandato. Tanto que, num lapso de memória, disse que em janeiro de 2009, o Metrô, estará em funcionamento experimental.
8. Agora, vamos a novela do PT. Depois que o deputado Nelson Pelegrino lançou sua pré-candidatura, no último sábado, os seus concorrentes se ouriçaram e avançaram posições. Segundo um interlocutor do PT, Pelegrino tem chances de vencer seus contendores internos, quer numa pesquisa; quer numa prévia, desde que o deputado J. Carlos (da Unidade) mantenha sua candidatura independente. Se J. Carlos bandear para a organização que está sendo articulada por Jonas Paulo, em torno de Walter Pinheiro, adeus Pelegrino.
9. O sentimento que está sendo passado por esse grupo, de Jonas Paulo/Ruy Costa, etc, é de que Pinheiro é o nome "in-pectore" do governador Jaques Wagner. Evidente que ninguém vai arrancar uma declaração de Wanger nessa direção, mas, nos bastidores (e isso Jonas confidenciou a um deputado do PDT) o sentimento de que Wagner apoia Pinheiro já se espalhou e chegou à imprensa. Como Pinheiro é mais querido do Pelegrino entre os coleguinhas, esse também é um bom reforço.
10. Wagner chegará do exterior amanhã. Vai encontrar esse quadro conturbado. Na pesquisa E-Leva divulgada hoje pela Rádio Nova Salvador FM, Pelegrino é o melhor pontuado do PT, com 5.32% da preferência do eleitorado. Pinheiro, num outro cenário, quando se retira Pelegrino e deixa-o disputando com Varela, Imbassahy e ACM Neto se situa com 1%. Claro que essa pesquisa não vale nada para o PT, porém, é um indicador.
11. A deputada Lídice da Mata (PSB) acompanha o desenrolar dos acontecimentos, apressando o passo, organizando sua candidatura própria. Lídice, no entanto, é experiente e dá tempo ao tempo. Foi a Itinga, neste último final de semana, para uma reunião no Colégio 2 de Julho, antigo Deputado João Leão. Em Itinga, distrito de Lauro de Freitas, o PSB faz dobradinha com o PT da prefeita Moema Gramacho.
12. Nesta segunda-feira, o Boletim do Sindicato dos Bancários, órgão oficial desta categoria e também uma espécie de porta-voz do PCdoB, diz numa notinha intitulada "Divórcio" que o partido pode manter a candidatura da vereador Olívia Santana para prefeita de Salvador e "caminhar separado do PT, que tem como principais candidatos os deputados federais Nelson Pelegrino e Walter Pinheiro.
13. Preocupante. No último final de semana, na RMS, 28 homicídios. No feriadão de Tiradentes o número foi 29. Total em dois fins de semana: 57 homicídios. E vem mais um feriadão a partir desta quinta-feira. Santo Deus.
14. A pesquisa E-Leva mostra uma queda surpreendente do apresentador Raimundo Varela (PRB). Essa parece ser a tendência daqui pra frente uma vez que Varela, até o momento, não conseguiu organizar alianças partidárias em torno de sua candidatura. Se for sozinho pode cometer um ato de heroismo. E, em política, esse tipo de ação pouco dá certo.
15. O governo federal diz que pode majorar o preço da gasolina entre 3 e 5%. Segundo o presidente Lula, o qual, vem segurando o aumento para não dar "alimento" à inflação, desde setembro de 2005 não há reajuste de combustível no país. Uai! Então Salvador não pertence ao Brasil.
16. Falar em gasolina está surgindo um posto de combustível na via alternativa da Paralela que dá acesso ao Cabula. Tem coelho na toca.
17. A América Latina, como sempre, caminhando na marcha-ré: Hugo Chavez (Venezuela), Evo Morales (Bolívia), Rafael Caldera (Equador) e Fernando Lugo (Paraguai). Que quarteto!
18. A chefe da Casa Civil, Eva Chiavon, que tem a pecha de durona à la Dilma Roussef recebeu muitos elogios num programa de rádio da cidade. Até parecida com Maitê Proença foi chamada. Chiavon fala bem. Deveria falar mais. É antenada e comenta os projetos macro do governo. Melhor do que Ronald Lobato.
19. Do reitor Naomar de Almeida, da UFBA, hoje na solenidade de lançamento do Projeto do Parque Náutico da Baía de Todos os Santos. " Idéias temos demais nas gavetas. O difícil é tirá-las de lá".
20. Do deputado Adolfo Meneses, da base do governo, sobre a visita do secretário Luis Alberto a sua base eleitoral, em Campo Formoso: - Ele foi deselegante.
21. De ex-dirigente do PT sobre a candidatura de Walter Pinehriro: - Ele quer ser ungido. E ungido ele não vai.
22. Por determinação do prefeito João Henrique, o Salvador Card pôs fim à exigência da compra antecipada de passagens, no valor de R$40, para que o usuário de ônibus pudesse adquirir o bilhete eletrônico avulso. De agora em diante, quem comparecer a um dos postos do Salvador Card para adquirir o bilhete avulso pagará apenas os R$4 referentes à sua confecção, sem a necessidade de carga inicial de qualquer valor. Como é bom ano eleitoral.
23. Tem São Ramon? Nem sei. Mas é assim que os torcedores do Vitória estão chamando o camisa 10 do Leão.
24. Perguntar não ofende: o GGB entrou com ação contra Mano Góes, da banda Jammil e uma Noites por ter chamado os fãs de Ivetinha de "viadinhos"?
25. partir de amanhã (29), a Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET) vai fechar o retorno da Avenida Luiz Viana Filho (Paralela) nas proximidades do Hipermercado Extra. O objetivo da ação é melhorar o tráfego na principal em direção à região norte da capital. Diante dessa medida fica proibida, de segunda a sexta-feira, a circulação de veículos pelo referido retorno, no horário das 6h30 às 20h30. Para fazer o retorno, os automóveis deverão utilizar as pistas do Centro Administrativo da Bahia (CAB).
26. Por iniciativa da vereadora Aladilce Souza (PCdoB), em parceria com a deputada federal Alice Portugal, do mesmo partido, a Câmara Municipal promove, nesta terça-feira, 29, às 9h, sessão especial em homenagem ao Dia da Dança, no Centro Cultural (Praça Municipal). A diretora da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, Dulce Aquino, fará palestra com o tema "Políticas públicas para a dança: conquistas e desafios".
27. O vereador Celso Cotrim (PSB) defende a recuperação do trecho da orla do antigo Clube Português para torná-la uma praia. Em ofício, o vereador recomenda que o Ministério Público Federal na Bahia ordene a Secretaria de Patrimônio Público da União, órgão vinculado ao Ministério do Planejamento, a remoção dos escombros que sobraram da demolição do clube, para que a área volte a ser de uma praia. Idéia boa e barata.