Política

PROJETO DA LEI SECA EMPERRADO NA AL ENQUANTO A VIOLÊNCIA AVANÇA NA RMS

É a dança das cadeiras
| 23/04/2008 às 18:35
Pintura do artista Ed Ribeiro, Yemanjá. Ed pinta sem pincéis, uma técnica inovadora (F/ER)
Foto:
  Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:

  1. A violência está assustadora em Salvador e sua Região Metropolitana. No último final de semana, 29 homicídios, dezenas de baleados, assaltos a ônibus, veículos furtados e uma série de outros dados preocupantes. O que impressiona, diante de quadro tão atormentador, desgastante para a imagem de qualquer governo, é a parcimônia, a lentidão, a falta de ação do governo do Estado. Ninguém ouve falar de uma ação conjunta dos órgãos de segurança, uma mobilização, nada, que possa alterar esse quadro.

  2. Vai completar 1 ano, em maio próximo, que foi assinado um protocolo (Agenda Bahia) entres os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo para uma atuação coletiva nesse campo, mas, os resultados se existem são desconhecidos. A agenda era enorme com atuções nas três pontas, de forma integrada, exatamente para conter esse avanço avassalador da violência. Tudo indica que a Agenda Bahia fracassou.

  3. Vamos a um exemplo prático. Existe um projeto do deputado João Bacelar (PTN) tramitando na Assembléia Legislativa, desde o ano passado, que regularia a venda de bebidas alcoólicas em alguns pontos da cidade do Salvador e da Região Metropolitana, mas, não avança. As drogas de uma forma geral e a bebida alcoólica em particular, segundo dados já catalogados em vários países. inclusive no Brasil, são responsáveis pela maioria dos conflitos com mortes.

  4. Onde a lei seca foi aplicada os resultados foram extraordinários. Vide os casos, no Brasil, de Diadema e Osasco, na Grande São Paulo. Em Salvador, há uma má vontade quase explítica de boicotar o projeto de João. Existem argumentos, os mais estapafúrdios, entre eles, que só atingirá as camadas mais pobres, que vai prejudicar a indústria de bebidas e até prejudicaria o turismo. Quanta bobagem.

   5. Agora, vamos para o outro lado do mundo. Na Inglaterra, que é um país com economia desenvolvida, alta escolaridade, civilidade contemporânea, os bares (pubs) só vendem bebidas até às 23 horas. Máximo de tolerância para cliente fechar a conta: 15 minutos. As sinetas tocam às 23h30min e fim. Só no outro dia. Quem quiser beber um uisquinho ou chope a partir dessa hora que vá numa discoteca ou clube. Aos domingos, a bebida só é vendida até 14 horas, mesmo nos supermercados. Fim de papo.

   6. Num final de semana, em Londres, 15 milhões de pessoas na sua Região Metropolitana, quando acontecem dois homicídios é um escândalo. Londres recebe, ainda assim, com bares funcionando até 23h30min e o metrô até meia noite, 45 milhões de turistas por ano. 

  7. Outros dois exemplos: em Montreal, Canadá, se você quiser comprar uma garrafa de uisque tem que apresentar documentos, estrangeiro ou nativo, e preencher uma ficha com todos os seus dados, residência, profissão, etc. Em Barcelona, outra cidade turística, 14 milhões de visitantes ao ano. Os restaurantes e bares fecham às 24h30min e fim de conversa, salvo em raríssimos sitios. Nos bairros, nem pensar um restaurante funcionando até 2 ou 3 horas da madrugada.

  8. Em Salvador, que não é esse primor de civilidade, tudo pode. O sujeito abre uma birosca em qualquer bairro, põe som na altura, vende caninha, chope e o que der na telha e fica por isso mesmo. Nos domingos, nas praias, hé bebuns de toda natureza, inclusive dirigindo carros. E nada. Daí que, num mês, registra-se 100 homícidios. Nem tudo está associada a bebida, é claro, mas, a maioria com certeza.

  9. E um projeto dessa natureza tem chance de passar na Assembléia Legislativa? Pouquíssima. Por que? Porque pobre tem que se divertir, Salvador é uma cidade turística, alegre e assim por diante. E morra-se à vontade. A morte virou de tal maneira uma rotina que os jornalistas que cobrem esse setor nem se comovem mais com os crimes. E a vida vai sendo tocada com essa permissividade baianês.

  10. Eleitores da capital baiana aptos a votarem nas próximas eleições municipais: 
1.737.027 Para eleger um vereador a média é de 10.000 votos. Há quem entre com menos; e há quem entre com mais. Apesar de quase 2 milhões de eleitores parece fácil eleger-se vereador, mas, é dificilímo.

  11. Do deputado Yulo Oiticica (PT), sobre o governador Jaques Wagner: - É um aluno extraordinário do presidente Lula.

  12. O vice-presidente José Alencar elevou a auto-estima dos mineiros às alturas com a frase: - Minas tem que ter um candidato à presidente, em 2010. Ah! se a Bahia fosse assim.

  13. O PT tentou organizar um congresso da juventude petista em Feira de Santana. Gorou. A militância está ficando velha e não deu quórum a presença de novos. Em Salvador, tá ficando assim também. Na próxima eleição diz-se que surgirão novos nomes disputando uma vaga na Câmara Municipal.

  14. Do deputado Adolfo Meneses, da base aliada do governo, hoje, no plenário da Assembléia: - Em Salvador, o trânsito é uma desordem e ninguém respeita nada. Também, com um prefeito dessa natureza.

  15. Diante da falta de quórum na AL, o presidente Marcelo Nilo (PSDB) pretendia lançar nesta quarta-feira, 23, a TV ALBA On-Line. Segundo o assessor de imprensa da AL, Paulo Bina, fica para a próxima semana. Até Bina vestiu terno novo para o evento. 

  16. Será realizada nesta quinta-feira, 24, às 15h, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde, no Comércio, uma audiência pública para discutir o programa de combate à dengue, o Programa de Saúde da Família (PSF), a situação dos postos em Salvador, além de outros assuntos relacionados à saúde. Vai sair faisca pra todo lado. Dr. Brito que se cuide.

  17. O Anchietinha Itaigara realiza dias 24 a 26 próximos o Movimento de Incentivo à Leitura (MIL). O evento contará com estandes de editoras, recital de poesias, varal de poemas e oficina de tirinhas. Pais e alunos também vão participar de um bate papo com os escritores Hugo Pinto Homem, Fabiana Barros e Luis Augusto Gouveia (criador do cartoon Fala Menino!).
 
  18. A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) dá início ao Censo Anual nas escolas da rede de ensino de Salvador, de acordo com decreto nº 6.425, de 4 de abril de 2008. O objetivo do trabalho é fazer um diagnóstico detalhado da educação em cada município para formulação de políticas e distribuição de recursos públicos e determinação dos coeficientes para a distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB).

  19. Lembro ao BahiaJá que a última pesquisa registrada, ou seja, que tem validade e pode ser divulgada, foi a Datafolha e a ordem era: Raimundo Varela, João Henrique, ACM Neto e Antônio Imbasshay. Lembrança de Leo Prates, Membro da Executiva Municipal do DEM.

  20. O vereador Antonio Lima (DEM) apresentou na Câmara Municipal a Indicação nº 43/08, dirigida ao governador Jaques Wagner, sugerindo a isenção das tarifas de água das residências populares, com renda familiar de até três salários mínimos. É cada coisa.

  21. Já o vereador Bomba foi mais pés-no-chão: requereu ao prefeito a desobstrução das bocas-de-lobo da Vila São José, na Vila Canária, a colocação de manilhas na Rua das Bananeiras, em Plataforma, e a recuperação de duas praças: uma no final de linha de Pernambués e a outra no bairro de Coutos. No Conjunto Colinas de Pituaçu, solicitou a instalação de dois sanitários públicos e no Saboeiro, na Alameda Florestal Ville, no Beco da Coruja, pediu a poda das árvores. Aí tá certo.

  22. Reunidos nesta quarta-feira, 23, na sede da APLB-Sindicato, os trabalhadores em educação aposentados do Estado definiram a aprovação de documentos sobre os principais problemas jurídicos que os afetam e de um abaixo-assinado, que serão entregues no dia 7 de maio ao governador Jaques Wagner.

  23. Orestes Quércia selou acordo do PMDB com o DEM em torno da reeleição de Gilberto Kassab. "Fechei com o Kassab", avisou o ex-governador a uma pessoa de sua inteira confiança. A aliança dará ao prefeito cerca de 7min30s no horário gratuito, contra 4min do PT de Marta Suplicy e 3min do PSDB de Geraldo Alckmin, que dividem a liderança na mais recente pesquisa Datafolha.

  24.  O deputado Colbert Martins Filho, candidato a prefeito de Feira de Santana pelo PMDB, propõe aumento de pena para adolescentes que cometer crime hediondo.

  25. O deputado Gilberto Brito (PR), requereu ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PSDB), a realização de Sessão Especial para comemoração dos 200 anos da Polícia Civil no Brasil. A instituição foi criada em 10 de maio de 1808, por meio de alvará expedido pelo então Príncipe Regente do Brasil, D. João VI.
 
  26. Como parte da programação da Semana Global de Segurança nas Rodovias e Vias Urbanas, a Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET) está promovendo, até o próximo dia 27 de abril, uma série de ações educativas e preventivas na capital baiana. Entre as medidas adotadas, está a realização de testes de bafômetro.
 
  27. A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) está lançando nas 415 escolas da rede municipal de ensino um conjunto de ações voltadas para o combate à dengue. Com o tema Escola Livre do Mosquito, o programa prevê a realização de atividades que vão desde palestras e faxinas, até gincanas, teatro e música nas unidades escolares.
 
   28. A Prefeitura faz sua parte; o governo do Estado faz sua parte. É, parece que não estão se falando. Nem por telefone.

  29. O secretário de Turismo, Domingos Leonelli, está empenhado em transformar o São João da Bahia num produto made-in-Bahia nacional. Tá difícil, porque o São João acá é muito espacial e não tem uma Caruru, nem uma Campina Grande.

  30. A Prefeitura de Lauro de Freitas inaugurou a nova Praça do Jardim Jockey. Requalificada com recursos próprios da ordem de R$174.702, a praça ganhou uma quadra poliesportiva com alambrado e arquibancada, um parque infantil com caixa de areia e equipamentos de ginástica.
 
   31. Dança das cadeiras. Caiu mais um no laboratório da Prefeitura: saiu o superintendente da Surcap, Jorge Alla, e entra Ricardo Chilazi Giddi.

   32. As miudinhas do BahiaJá foram vistas nestas últimas 24 horas por 9.513 pessoas, das 62.145 matérias espiadas.

   33. Daniela Mercury se aprumou de novo. Tá com um namorado: Marco Scabi, italiano. La Dolce Vita. Estava belíssima em Comandatuba.