Política

NELSON PELEGRINO, SE PREVALECER PESQUISAS, VAI SER O CANDIDATO DO PT

Essa é a nossa opinião
| 19/04/2008 às 09:09
O deputado Nelson Pelegrino é o melhor pontuado em todas as pesquisas, no âmbito do PT (Foto/Div)
Foto:
  A julgar pelas declarações do presidente estadual do PT na Bahia, Jonas Paulo, dando conta de que a direção partidária vai contratar pesquisas para verificar quais dos nomes lançados a pré-candidatura à prefeito de Salvador, os deputados Luis Alberto, Nelson Pelegrino, Walter Pinheiro e/ou J. Carlos, têm mais visibilidade e densidade eleitoral, o candidato do PT será mesmo Nelson Pelegrino.

  Em todas as pesquisas feitas até agora, DataFolha, instituto que trabalha para o PSDB, Dataqualy, E-Leva, instituto que realiza mostras para o governo do Estado, instituto contratado pela Prefeitura de Salvador, apontam Nelson Pelegrino, entre os petistas como o melhor avaliado. A depender do instituto sua avaliação vai de 4 a 8%, em 6º lugar, atrás de Raimundo Varela, Antonio Imbassahy, ACM Neto, João Henrique e Lídice da Mata.
 
   As avaliações dos deputados Walter Pinheiro e Luis Alberto não passam de 1%. J. Carlos nunca foi avaliado porque somente agora se coloca como uma alternativa, mais para marcar posição visando 2010 e 2014, do que com chances de ser o escolhido. Maria Del Carmen foi um "balão de ensaio" lançado no cenário, sem qualquer chance de ser o nome efetivado; 

   O PT tem pouco tempo para realizar as novas pesquisas (quantitativa e qualitativa) e dificilmente a população vai mudar de postura em relação aos candidatos, uma vez que, como a saída do PT do governo municipal é fato recente, nem Walter Pinheiro; nem Luís Alberto se mobilizaram nas ruas para conseguirem uma maior densidade eleitoral e visibilidade popular.
 
   Daí que, o nome de Nelson Pelegrino deverá ser contemplado em primeiro lugar entre os petistas, quer porque já foi candidato três vezes (1996/2000/2004) e seu nome é o mais conhecido do eleitorado, quer porque tem trabalhado na mida (sobretudo de rádio) a sua pré-candidatura e difundiu a sua postura, de forma clara, sugerindo o desligamento do PT da base administrativa e política do prefeito João Henrique. 

   O QUE HÁ DE NOVO

   De novo, nesse processo interno do PT (e Jonas já disse que não vai alimentar a possibilidade de uma prévia como aconteceu em Feira de Santana, onde o partido continua fissurado) só a candidatura do deputado estadual J.Carlos, bem votado em Salvador, o qual, se posicona dentro do segmento PT marcando uma posição prevendo o futuro. A tese é simples: se ninguém entra para oxigenar a disputa interna, Pelegrino vai bater a marca carlista (16 anos no poder da Bahia) na condição de candidato.

   Ora, se for mesmo Nelson o candidato, serão 12 anos nessa tentativa o que poderá ser ampliado para 16 anos, em 2012, caso não consiga eleger-se. Então J. Carlos passa a ser o novo uma vez que os deputados Walter Pinheiro e Luis Alberto são também figuras carimbadíssimas do PT. A rigor, o PT está ficando "velho" na capital, sem nomes mais vibrantes para disputar uma eleição na chapa majoritária.