Veja números sobre caso Isabella e a TV
Cenas da cidade: Feirinha no Largo da 7 Portas prejudica parada de ônibus. Bacana (F/BJá)
Foto:
Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:
1. O episódio envolvendo a ministra Dilma Roussef, em Belo Horizonte, quando num evento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) disse que cumprimentava especialmente às mulherees "que estão animando este comício" mostra que ainda é longo o caminho do Brasil rumo à democracia. Longo e torturoso porque a ministra estava ao lado do presidente da República, Lula da Silva, numa solenidade oficial de um programa que é financiado pelo contribuinte. Daí que, no Brasil, o vale tudo é o que prevalece e, se as autoridades máximas não respeitam às leis, imaginem o que se passa nos grotões.
2. Esse fato registrado ao vivo pelas emissoras de televisão, as invasões do MST em diferentes estados do país com enormes prejuízos à economia nacional, a insistente pregação por um terceiro mandato de Lula e as declarações do comandante da Amazônia, general Heleno, sobre o fiasco da política indigenista nacional na reserva "Raposa Serra do Sol, ëm Roraima, revelam que as turbulências estão à flor da pele com sérios perigos à democracia. As bolas de neve começam dessa forma. Depois viram avalanches.
3. O grupo de TV Band chegou a fazer um editorial hoje, considerando que se o presidente Lula não reagir sobretudo em relação as depredações que estão sendo praticadas pelo MST, poderá ser responsabilizado como omisso. O editorial foi lido por Ricardo Boechat.
4. Episódios ocorridos no interior do Estado com agências afiliadas ao Sindicato das Agências de Propaganda da Bahia (Sinapro/BA) servem de alerta para o mercado publicitário. Em um dos casos, uma agência do Sul da Bahia deixou de receber comissão devida de uma gráfica porque determinado cliente não honrou seus débitos com ambos. A presidente da entidade, Vera Rocha, enviou arta à gráfica, e sugeriu uma solução amigável para situação.
5. De acordo com o documento, uma Agência de Propaganda não pode ser penalizada por problemas financeiros não previstos, sobretudo considerando-se que o faturamento foi bruto contra o fornecedor, o que significa dizer que o Risco-Cliente foi assumido pela gráfica. Outra situação, ocorrida no Recôncavo, chama atenção para a relação entre o trade da propaganda (agências, fornecedores e veículos). Rádios da região estão realizando trabalhos para clientes com Agências, em desacordo com as normas do CENP (Conselho Executivo de Normas Padrão) e da Lei 4.680/65.
6. Na prática, o que está havendo no mercado é um salve-se quem puder em determinados casos. Como estamos às vésperas das eleições, não se sabe se por determinação do Sindicato da Indústria Gráfica (patronal) as gráficas só vão aceitar encomendas de políticos com dinheiro adiantado. Risco-cliente nem pensar.
7. Falar nisso, o comercial assinado pela Secretaria de Saúde do Estado difundido pelas emissoras de rádio no combate à dengue usa a cantiga cantarolada pelo BOPE no filme "Tropa de Elite". Interessante. Por enquanto, nada na TV.
8. Outra do mercado publicitário. A agência que colocou os "banneres" sobre a Feira de Artesanato do Instituto Mauá nos postes de várias avenidas de Salvadlor continua nos mesmos locais até hoje, embora a mostra já tenha encerrado há uma semana. Isso é o que se chama de poluição visual permanente.
8. O deputado Marcos Medrado (PDT) confirmou ao BahiaJá que o presidente da Coelba está convocado para depor na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dlos Deputados no próximo dia 30, em Brasília. O deputado diz que a convocação partiu de sua iniciativa e do deputado João Carlos Bacelar (PR), o Jonga filho. Vai ter que explicar porque a empresa superfaturava as contas de energia elétrica em 14%.
9. O vereador Alberto Santana (PSDB) numa atitude audaz, renunciou na última segunda-feira a liderança da bancada do prefeito na Câmara Municipal, em Cruz das Almas. Justifica-se tal fato sua pré-candidatura a prefeito. É o que dizem. Mas, o problema é que o PSDB continua na administração municipal com pasta e cargos importantes.
10. O trágico caso Isabella está fazendo a felicidade dos telejornais. A audiência desses programas cresceu até 46% na primeira quinzena deste mês em relação ao mesmo período de março. Foi o caso do "Brasil Urgente" (Band). Outro jornal sensacionalista, o "Balanço Geral", da Record, cresceu 25%. Anteontem, o "Jornal da Band" (crescimento de 24%) atingiu sua melhor média no ano: 7,5 pontos. O "Jornal Nacional" e o "Jornal da Record" aumentaram seus públicos em 9%. O "JN" saltou de 31,4 para 34,2 pontos.
11. Atribuem-se também ao caso Isabella as consecutivas lideranças da Record no período matutino. O "SP TV - 1ª Edição" dedicou mais de meia hora à história. No estúdio, os apresentadores entrevistavam o repórter Walmir Salário, numa tática que lembra a Rede TV! No "Jornal Nacional", a cobertura chegou a ocupar 15 minutos e 20 segundos na edição da última terça, o equivalente a 37% do telejornal.
12. No "Balanço Geral" da Record, tinha em seu cenário uma cama, como se fosse a de Isabella. O apresentador manchava roupas com tinta vermelha e depois as lavava, para mostrar como age um produto usado por peritos para descobrir sangue. Já o "Fala que Eu Te Escuto", da Igreja Universal, "reconstituiu" o crime com atores. Informes de Daniel Castro, da Folha.
13. As emissoras já instalaram até tendas de campanha militar nas proximidades das casas dos familiares de Isabella. Uma guerra salutar ao jornalismo embora muita gente torça o nariz para esse tipo de postura jornalística.
14. No dia 1 de maio, em Copacabana, haverá um show "Tributo a Cazuza". A Banda que acompanhará os cantores será, claro, a do Barão Vermelho. Cada cantor interpretará uma ou duas músicas do Cazuza. São eles: Caetano Veloso, Nei Matogrosso, Zélia Duncan, Sandra de Sá, Paulo Ricardo, Leoni, George Israel, Angela Ro Ro, Arnaldo Brandão, Gabriel o Pensador. O show começa às 19 horas e termina às 21h30min.
15. Cadê Ivete Sangalo e Cláudia Leitte que tanto adoram o Rio de Janeiro? Não vão cantar nesse show?
16. A Câmara Municipal de Salvador celebrará o aniversário de 75 anos de fundação do Instituto dos Cegos da Bahia (ICB) através de sessão solene que será realizada na terça-feira, 22, às 19 horas, plenário Cosme de Farias. Atualmente o ICB acolhe cerca de 160 deficientes visuais de 0 a 21 anos, que são atendidos e recebem atenção profissional em ambulatório, internato, semi-internato e oficina pré-profissional.
17. Mais um trecho do jornalista João Carlos Teixeira Gomes (Joca) no seu artigo em A Tarde (Pena de Aço na Resistência), A Tarde (15/4) sobre os personagens Fábio Dantas e Emiliano José. - Dizem-me que Fábio Dantas é cientista político. A ciência dele eu não conheço, mas Emiliano sei que foi um combatente, no tempo de suas extensas memórias de herói dos anos de chumbo.
18. Os motoristas de ônibus estão organizando uma greve para o feriadão de 1 de maio, em Salvador. Hoje, declarações de diretores do seu sindicato sinalizavam nessa direção. Os patrões estão irredutíveis, segundo os sindicalistas.
19. No almoço com jornalistas no Baby Beef, ano passado, o presidente da Câmara dos Vereadores, Valdenor Cardoso, estava tão confiante na dobradinha João Henrique com o PT na vice que quis até fazer uma aposta. Garantia, e essa foram suas palavras testemunhais "que conhecia o PT e ele ficaria com João na vice". Como ninguém quis apostar e quatro meses depois essa premonição não se confirmou, hoje, Valdenor anunciou seu apoio à candidatura João Henrique.
20. Nos meios políticos diz-se que o maior desejo de Valdenor é ser o vice de João. Evidente que ainda falta combinar com o eleitorado e com o ministro Geddel Vieira Lima. Como Valdenor era carlista de carteirinha duvida-se que Geddel aceite essa dobradinha. Mas essa é outra aposta.