Política

WAGNER AFIRMA EM PORTO SEGURO QUE PMDB É ALIADO MAS NÃO É O ÚNICO

Wagner viaja neste domingo
| 12/04/2008 às 22:16
O governador Jaques Wagner, em Porto Seguro, neste sábado, 12 (Foto/Manu Dias/Agecom)
Foto:
  O governador Jaques Wagner embarca neste domingo (13), no final da manhã, para o Rio de Janeiro e de lá segue para o México, onde participa do Fórum Econômico Mundial da América Latina. O evento acontece entre os dias 14 e 16, na cidade de Cancún, e vai contar com a participação de 46 países e mais de 500 líderes de empresas, governos e organizações internacionais. Este ano, o Fórum tem como tema Garantindo um lugar num cenário econômico incerto.


  Além de cumprir a pauta oficial, Wagner vai aproveitar o encontro para realizar contatos com o objetivo de atrair investimentos em diversos setores para o estado. Durante os dias em que estiver no México, o governador será substituído pelo presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Nilo. O vice-governador Edmundo Pereira está de licença médica e não poderá ocupar o cargo.


  Neste sábado, 12, em Porto Seguro, onde inaugurou uma Delegacia da Mulher e um prédio do Instituto Médico-Legal, afirmou à imprensa que é natural que partidos que compõem a sua base disputem entre si o comando de prefeituras, mas manteve sua tese inicial paa que os partidos aliados se esforcem para conseguir a unidade.
 
  "Não podemos mais ficar nesse negócio de banda A, banda B e banda C brigando entre si, e depois o grupo que sair vencedor vir buscar aliança com o governador. Nós ganhamos apoiados por 55 prefeitos e, como é natural, essa rede de apoio foi sendo ampliada. No entanto, temos consciência de que em muitos municípios teremos mais de um candidato da base. A orientação do governador é a de que quem está na base faça um esforço para unificar a candidatura", disse.

  Wagner minimizou o conflito entre PT e PMDB em Salvador, lembrando que João Henrique foi eleito pelo PDT, e argumentou: "Acho que em cada local é uma conversa. Como sou um homem de construção de consenso, sempre que me perguntarem vou dizer que cheguei à vitória apoiado por nove partidos e que isso passou a sensação para a população baiana da nossa determinação de ganhar a eleição".
 
   A pulverização não é boa. Posso dizer que o PMDB é um aliado, mas não é o único. Como governador, tenho o apoio de diversos partidos". E completou: "Nós fazemos parte de uma coalizão de 14 partidos e quem tem que costurar tudo isso são os deputados estaduais, federais, lideranças municipais. É óbvio que o governador, como personagem político mais importante do Estado, é sempre consultado", ressaltou.


  México

-
Cumprindo agenda de governo, o governador Jaques Wagner viaja neste domingo à tarde ao México, onde participa, até a próxima quarta-feira (16), em Cancún, do Fórum Econômico Mundial da América Latina. O evento - que este ano aborda o tema "Garantindo um Lugar num Cenário Econômico Incerto" - vai reunir mais de 500 líderes de empresas, governos e organizações internacionais de 46 países. Entre os participantes já confirmados, estão o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, o presidente da Femsa no México, José Antonio  Carbajal, e o presidente do Citibank, William  Rhodes.


 Na bagagem do governador baiano, dois objetivos principais. O primeiro é vender as oportunidades econômicas oferecidas pelo Estado e captar novos negócios para a Bahia, que vem despontando como uma boa alternativa de investimentos no Brasil. A segunda meta é tentar trazer para Salvador a próxima edição do evento, que além de movimentar expressivos recursos dá grande visibilidade econômica e política às cidades-sede. No ano passado, o Fórum Econômico Mundial da América Latina aconteceu em Santiago, Chile.

  PORTO SEGURO

  o município de Porto Seguro recebeu hoje (12) dois investimentos na área de segurança pública, com a inauguração do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). As unidades foram inauguradas pelo governador Jaques Wagner, que também entregou à cidade quatro viaturas do Corpo de Bombeiros e anunciou a realização de obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário (recursos de R$ 9,8 milhões e execução através do PAC) e de requalificação urbana do Conjunto Vila Vitória, com direito à construção de unidades habitacionais, serviços de infra-estrutura e R$ 3 milhões em investimentos.

"Obras como essas sinalizam o esforço do governo em melhorar a qualidade de vida da população de Porto Seguro. As duas delegacias, por exemplo, não são apenas equipamentos importantes, mas fundamentais para o bom andamento da atividade policial na região", declarou Wagner.

O DPT de Porto Seguro conta com um setor médico legal para exame de cadáveres, equipado com sala de necropsia e câmara frigorífica. A unidade vai realizar ainda serviços de criminalística e coordenação laboratorial de toxicologia. Oito peritos técnicos, cinco criminalísticos, oito médico-legais, um odonto-legal e três técnicos administrativos vão trabalhar no local.

"Estamos dando um salto de qualidade na segurança pública aqui em Porto Seguro com o DPT. Tenho certeza de que os trabalhos de investigação e perícia da Polícia Civil vão ser realizados de forma mais eficaz com essa nova unidade", afirmou o secretário da Segurança Pública, César Nunes.

Cidades vizinhas também vão contar com o atendimento do DPT de Porto Seguro, como Eunápolis, Belmonte, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Mascote e Santa Cruz Cabrália. "Mas mesmo com a inauguração da unidade em Porto Seguro, o posto avançado da Polícia Técnica em Eunápolis vai continuar funcionando", informou o diretor do DPT na Bahia, Raul Barreto Filho.

Já a Deam, que já funciona na cidade desde abril de 2007, foi inaugurada oficialmente na presença de autoridades e da própria população. A unidade, que também possui uma viatura, foi equipada com computadores, impressora, móveis e equipamentos. Segundo a delegada titular, Viviane Scofield Amaral, o objetivo é prevenir e repreender os diversos tipos de crimes contra as mulheres, inclusive aqueles praticados no âmbito familiar, pelos maridos e parceiros.

"Iremos trabalhar na divulgação da Lei Maria da Penha e também apurar aqui os crimes contra a criança e o adolescente", explicou Viviane. Também presente, o secretário da Promoção da Igualdade, Luiz Alberto, falou sobre a importância da Deam. "Uma delegacia como essa é fundamental numa cidade de grande fluxo turístico como Porto Seguro, o que torna ainda mais preocupante a questão da violência contra a mulher", disse ele.

A população local também festejou a inauguração oficial da unidade. "Creio que as mulheres agora podem se sentir mais protegidas. Infelizmente, os casos de maus tratos à mulher ainda são muito freqüentes, principalmente nos bairros periféricos, e a delegacia pode ajudar a inibir esse tipo de ocorrência", comentou a jovem Janaína Nogueira, líder estudantil de Porto Seguro.