Estão com o PMDB: Saúde, Fazenda, Governo, Transporte e Serviços Públicos
Foto em A Tarde, dia 1/1/2005. Só 2 secretários continuam no governo, mas mudaram de local
Foto:
Pela quadragéssima sexta vez (46) o prefeito João Henrique, mais recentemente sob o controle do PMDB, muda peças no seu primeiro escalão numa desorganização administrativa nunca presenciada na história republicana de Salvador. Admite-se que, nem mesmo no tempo do Império e da Colônia tenha acontecido um fato dessa natureza em Salvador.
Na foto que A Tarde publicou em 1 de janeiro de 2005, quando o prefeito assumiu o cargo só continua no governo o atual secretário da Educação, Carlos Soares, o qual, naquela época fora nomeado secretário de Desenvolvimento Social. Existem Secretarias estratégicas no governo, como Fazenda e Comunicação que, somadas tiveram nove titulares. E o ex-procurador do Município, João Cavalcante, ambém na foto, vive vagando de lugar a lugar.
É uma dança de cadeiras impressionante, um recorde nacional, com alterações de estratégias e gerenciamento, a cada mudança. Assim aconteceu, por exemplo, com a saída de Reub Celestino, da Fazenda, que desejava fazer um controle das finanças do municípios e não conseguiu devido a ação perdulária do prefeito. Hoje, estima-se que o "rombo" nas finanças municipais ronda casas entre R$250 a R$300 milhões.
O caso da Educação também é emblemático. Teve uma filosofia com a orientação do PCdoB, com Olívia Santana e Ney Campelo, e agora mudou tudo com a ascensão de Carlos Soares, do PDT. Até uma geve foi organizada, recentemente, e as escolas, no momento, estão sem aulas.
A Secretaria de Governo, órgão auxiliar direto na estrutura do gabinete do prefeito já passou por Sérgio Britto, João Cavalcante, Gilmar Santiago e agora Paulo Dantas. Cada qual com uma diretriz política e administrativa diferente, em especial, os casos de Sérgio Brito e Gilmar Santiago.
SALVADOR, AGORA
SOB NOVA DIREÇÃO
Foi a manchete de A Tarde, página 11, com a foto do secretariado (vide acima): da direita para a esquerda (em pé) estão alinhados: Gilmar Santiago, secretário da Reparação; Olivia Santana, da Educação; Luis Eugênio Portela, Saúde; Arnando Lessa, Serviços Públicos; Carlos Soares, Desenvolvimento Social; Alexandre Brush (Limpurb); Nestor Duarte Neto, Transporte e Infra-Estrutura; Domingos Leonelli, Economia, Emprego e Renda.
Sentados a partir da direita: João Cavalcante, procurador Geral; Sérgio Carneiro, irmão do prefeito e líder na Câmara de Vereadores; Marcelo Duate (vice), João Henrique (prefeito), Maria Luiza (esposa do prefeito), Carlos Sodré, secretário particular; e Simone Souto Maior, secretária da Comunicação.
Não estão na foto nem mais no governo os secretários Itamar Batista, Planejamento; Ângela Gordilho Souza, da Habitação; Reub Celestino, Fazenda; Neemias dos Reis Santos, Articulação e Promoção da Cidadania; Luis Carlos Café da Silva, Administração. Ainda se encontra no governo, mas também não está na foto, o secretário Leonel Leal Neto, Extraordinário das Relações Internacionais.
No segundo escalão, dos 10 cargos mais importantes, apenas dois continuam os mesmos: o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Paulo Lima, e o major PM Aldemário Evangelista Xavier (hoje, ten-coronel) como chefe da Assistência Militar. Os demais, todos mudaram de posição ou sairam da Prefeitura: Sup da Sumac, Wellington Pereira da Silva; Sup da Sucom, Paulo Meireles; Sup do Meio Ambiente, Juliano Matos; Sup de Parques e Jardins, Marcos Vinicus; Sup da Surcap, Zoroastro Almeida; Sup de Engenharia de Tráfico, Sérgio Coelhoi; e sup de Transportes Públicos, Antonio Lomanto Neto.
QUEM SÃO, HOJE,
OS SECRETÁRIOS?
De governo, Paulo Dantas; da Educação, Carlos Soares; do Planejamento, Kátia Carmelo; da Infra-Estrutura, Almir Melo Jr; da Fazenda, Fábio Souza; da Saúde, José Carlos Britto; da Comunicação, André Curvelo; da Habitação, Antonio Abreu; do Emprego e Renda, Adolfo Cavalcanti; do Desenvolvimento Social, Eliel Santana; da Reparação, Sandro dos Santos Correia; Serviços Públicos, Fábio Mota; Administração, Oscimar Torres; Relações Internacionais, Leonel Leal Neto; Particular, Ricardo Araújo; Relações Institucionais, João Cavalcante.
A posse de quatro novos secretários será segunda-feira, 14.