Mais miudinhas já-já como diria o Metanóia na TV
Circuito da Micareta, em Feira, dando retoques finais para a grande festa. (Foto/BJá)
Foto:
Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:
1. O ex-prefeito de Salvador, Antonio Imbassahy, hoje presidente regional do PSDB, respondeu as críticas formuladas pelo prefeito João Henrique (PMDB) à sua administração, também em entrevista a Band News, afirmando que, infelizmente o prefeito "perdeu o controle emocional diante dos momentos de dificuldades em que passa", faz uma gestão descontrolada e não teve capacidade de ter uma boa relação com o governador do Estado e com o presidente da República.
2. João Henrique havia dito, ontem, que a Prefeitura com Imbassahy se socorria num bengala e vivia de mesada do governo do Estado. Imbassahy devolveu a farpa dizendo que foi capaz de organizar uma equipe de governo competente e soube trabalhar em harmonia com os governos do Estado (governadores César Borges e Paulo Souto) e com os presidentes da República (FHC e Lula da Silva). No entanto, ainda segundo Imbassahy, apesar de todas circunstâncias favoráveis ao atual prefeito ele foi incompetente nessa missão, com Wagner e Lula.
3. A tese defendida por Imbassahy se sustenta no fato de que, o importante para a população da cidade são as ofertas dos serviços municipais com qualidade "situação que o atual Prefeito não consegue fazer nem o mínimo desejável" até mesmo nas áreas prioritárias, a saúde e a educação. Por fim, nesse quesito, o ex-prefeito recomendou ao atual prefeito manter o equilíbrio e saber honrar o cargo para o qual foi eleito, coisa que não está acontecendo.
4. Sobre as declarações do ex-ministro José Dirceu falando do rompimento do PT com o PMDB na capital e um provável favorecimento à sua candidatura e a de ACM Neto, Imbassahy diz que não iria comentar. Destacou, no entanto, que, quanto maior for o número de candidatos, melhor para a democracia.
5. A propósito, e aí falando de ACM Neto, este tem colocado que é o único candidato de oposição em Salvador. Está havendo um interesse enorme em se saber a quem ACM Neto fará oposição, uma vez que a eleição sendo municipal, a priori seria contra a administração do prefeito João Henrique e não contra o governo Jaques Wagner. Ocorre que, nos bastidores, fala-se numa aliança entre o DEM e o PMDB. E, em sendo JH, do PMDB, fica a dúvida.
6. Minguou a candidatura própria do PSC a prefeito, com a anunciada intenção do suplente de senador, Eliel Santana. Eliel jogou politicamente e ganhou uma Secretaria Municipal. Vai ser o titular. É a chamada politica fisiologista plena, geral e irrestrita.
7. No PT continua o impasse entre as escolhas de Nelson Pelegrino e/ou Walter Pinheiro. Há quem adoraria uma experiência com Walter, mas, em se tratando da estrutura partidária interna, Pelegrino leva a melhor. Vai ser sua quarta vez na luta para chegar ao Thomé de Souza.
8. Atenção internautas. Nesse momento da declaração do imposto de renda malandros têm se utilizado da internet para passar mensagens em nome da Receita Federal, afirmando que seu CPF foi rejeitado. Não abra. Trata-se de roubalheira.
9. A biblioteca Celso Furtado será a maior biblioteca de Economia Política da América Latina, erguida ao lado do prédio do BNDES, Rio de Janeiro. O Rio, com toda violência, ainda tem a cara da civilidade. Salvador, que agora incorporou a violência de vez, nem isso tem mais.
10. Pra relaxar. Duda, cantor da Banda Diamba, e Robson Moraes, ex-banda Mel, encerram o Projeto Domingo de Paz, neste sábado (12), na Praça da Matriz, a partir das 18h, além da apresentação das meninas do Grupo Zambiã, do Afoxé Filhos de Gandhy e da anfitriã Banda Mahatma. O secretário de Governo Ápio Vinagre, a jornalista Mara Campos e o fotógrafo João Raimundo receberão o titulo de Sentinela da Paz. Isso é em Lauro de Freitas.
11. O governador do Estado comparecerá a reunião do PSDB, domingo, no Fiesta, com a presença do seu colega de São Paulo, José Serra. Detalhe: é o governador em Exercício, Marcelo Nilo, que estará exercendo esta função diante das viagens do governador Jaques Wagner e do seu vice, Edmundo Pereira, ao exterior.
12. A Caixa Federal decidiu cortar o ponto dos dias parados dos bancários que promoveram uma greve no ano passado. O Sindicato dos Bancários da Bahia não aceita essa atitude da direção da Caixa classificando de "intransigente". E promete nova greve.
13. O deputado estadual Rui Bacelar, PTN, chama o secretário das Relações Institucionais do Governo, Rui Costa, de primeiro ministro. Isso porque, segundo Rui, é ele quem recebe prefeitos e secretários. Sacanagem pura.
14. A revista da Metrópole, número 10, trouxe uma bela entrevista com o ex-banqueiro Ângelo Sá. E falou de política, inclusive que teve oportunidade de governar a Bahia em duas oportunidades e não quis. Coisa rara. Raríssima.
15. Que coisa mais feia. O Instituto ICEIA, que leva o nome de um grande educador, Isaias Alves, está com falta de professores.
16. A entrega de títulos na Câmara Municipal de Salvador está deixando de ser uma honraria a personalidades que, de fato, merecem, para adotar uma postura de estratégia política. Títulos à mancheia.