Indicadores que serão as linhas-mestre da reforma agrária na Bahia, nos próximos três anos, compõem o Plano de Ação 2008/2010 da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/BA).
O Plano será apresentado à sociedade civil, movimentos sociais, parceiros e profissionais da autarquia federal, nesta sexta-feira (11), às 9h, no auditório da Secção Judiciária Federal no Estado da Bahia, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Serão apresentadas metas e números a serem alcançados e implantados pelo Incra/BA até 2010. A construção do Plano teve a peculiaridade de ser participativo. Desde janeiro, foram realizadas 11 oficinas propositivas, divididas em duas fases, que contou com a participação de todos os profissionais do Incra/BA, representantes de movimentos sociais e de entidades parceiras.
Com as sugestões dessas oficinas, o Grupo Gestor (formado por 30 profissionais do órgão), construiu as linhas de ação do Plano, sob a orientação do consultor do Plano, o engenheiro agrônomo Ricardo de Cerqueira.
O planejamento engloba ações no campo pautadas no desenvolvimento sustentável de Projetos de Assentamento, no assentamento de famílias acampadas e no trabalho ordenamento fundiário do estado da Bahia. Além disso, o Plano objetiva o fortalecimento institucional do Incra/BA.