Política

TAMBORES DA SUCESSÃO: PP FICA COM DESENVOLVIMENTO; PDT COM REPARAÇÃO

BahiaJá atinge 72.461 consultas a matérias ontem
| 09/04/2008 às 18:03
Esta é a igrejinha da Vila de Abrantes, onde se deu a resistência aos holandeses, em 1624 (F/BJá)
Foto:
  Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da bahia e globais:

  1. Assentada a poeira inicial do anúncio de afastamento do PT da administração do prefeito João Henrique (PMDB) e já definido o novo secretário da Saúde, José Carlos Brito, uma escolha pessoal do ministro Geddel Vieira Lima, o PT procura se ajustar a nova realidade e o prefeito reorganizar, mais uma vez, sua administração, agora também com ruidos na Comunicação x Marketing. Ambos querem pressa, PT e João, o partido definindo, no máximo até a próxima semana, o nome do candidato; e o prefeito seu novo secretariado. Especulou-se que o PP ficará com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico que foi do PSB.

  2. O deputado Nelson Pelegrino (PT) é quem tem mais chances se ser o candidato, por sua densidade eleitoral (é o melhor pontuado nas pesquisas) e por ser o mais conhecido em Salvador. O PT tem chances limitadas de composição e deverá fazê-lo, no máximo com o PCdoB e PV. A deputada Lídice da Mata (PSB) não deverá compor com o PT, por uma razão muito simples, está melhor pontuada nas pesquisas do que Nelson, o melhor nome em percentual de votos do PT.

  3. A hipótese de Lídice assumir a pasta do Ministério do Turismo é remotíssima, por duas razões básicas: a primeira é de que a titular atual, Marta Suplicy, pertence ao quadro do PT e, na condição natural, o cargo deverá ser mantido com o PT; a segunda, mais relevante, é de que Lídice ministra e o PSB na vice do PT com outro nome indicado por ela, não seria engolido pelo ministro Geddel de forma alguma, e muito menos aceito pelo presidente Lula, pois seria colocar uma ministra de Estado com candidato enfrentando Geddel na Bahia. E Lula não pagaria um mico dessa natureza em sua cozinha.

  4. Então, o mais certo é um candidato do PT e a candidatura de Lídice, pelo PSB. Lídice não dá sinais de uma aliança com o PCdoB, mas o pessoal do PSB é simpático ao PV. O problema é que o PV não tem votos substanciais para melhorar o percentual que Lídice já tem, igualmente o PCdoB. Ou seja, o PSB sozinho, graças a recuperação da imagem de Lídice tem na sua sacola 10% dos votos do eleitorado. Isso, hoje. Pode aumentar e até ir a um segundo turno.

  5. Na outra ponta, sinalizações de Brasília deram como certeza encontros de Raimundo Varela com o PR, César Borges; e depois Varela com ACM + deputado Maurício Trindade. Nunca se sabe a posição de Maurício (70 mil votos em Salvador), pois uma hora é Varela; outra hora ACM Neto. O certo é que Varela está tentando viabilizar a sua candidatura politicamente, uma vez que, embora líder das pesquisas, quer apoios políticos e tempo na TV/Rádio durante o horário eleitoral gratuito.

  6. O ex-prefeito Antonio Imbassahy está mobilizado e mobilizando os tucanos para um encontro que acontecerá domingo sobre gestão administração, com a presença do governador de SP, José Serra. Imbassahy entende que a presença de Serra, em Salvador, ele sendo pré-candidato a Presidência da República, não atrapalha suas relações e do PSDB com o governador Wagner.

  7. Sua tese é a seguinte: as eleições municipais não serão politizadas com interesse nacional e sim local. O sentimento de Imbassahy é de que a população não está nem aí para esse tipo de questionamento, agora e nas eleições de outubro próximo, e quer um candidato para Salvador que venha a organizar os serviços municipais. Está interessada numa gestão pública eficiente.

  8. Na Assembléia Legislativa na tarde desta quarta-feira, 9, reinou um clima de paz entre PT x PMDB. O deputado Arthur Maia, que não costuma ficar de plantão no plenário da casa, permaneceu como se diz na caserna, "em posição de sentido" esperando alguma crítica por parte dos petistas, mas nada aconteceu. Num canto do plenário conversou com o líder da maioria, deputado Waldenor Pereira (PT).

  9, Teve, no entanto, um lance curioso na AL. No afã de elogiar o secretário Jorge Solla, da saúde, a quem classificou de "valoroso" o deputado Waldenor disse que foi graças a sua participação que se instalou a gestão plena de saúde, em Salvador, com João Henrique, soltando farpas para a gestão Antonio Imbassahy. Ai o deputado Heraldo Rocha questinou o deputado tucano Sérgio Passos: - Não vai responder? Sérgio responde: - Não, é irrelevante.

  10. Coube, então, ao deputado João Bacelar (PTN) defende Imbassahy. - Quero me solidarizar com Imbassahy que fez uma gestão profícua na cidade do Salvador e não essa coisa que está aí.

  11. Direção do Olodum divulga via UOL artigo do diretor de redação do BahiaJá sobre 30 anos da entidade. A página do Olodum/Uol é vista em vários países pelos fãs do grupo cultural em todo mundo ocidental.

  12. Melhora do estado de saúde do ex-vice-governador Eraldo Tinoco, embora seu quadro ainde inspire cuidados especiais (pancreatite aguda).

  13. ACM Neto destoou com a sua proposta de uma Guarda Municipal que atue de forma articulada com PM e Polícia Civil. Guarda Municipal é patrimonial e só. Não tem estrutura para enfrentar a bandidagem.

  14. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), vai na comitiva presidencial de Lula a Holanda. Está prestigiado.

  15. Comentário de um deputdo na AL, hoje, sobre a separação entre PT x PMDB. - O PMDB quer sair de vitima e cobrar a fatura na Justiça. Como política não é casamento civil a fatura dependerá das urnas.

  16. Mais rodo no Correio da Bahia. Foram demitidos quatro jornalistas nesta quarta-feira, 9. A bruxa tá solta no CB. Homenagem ao Dia do Jornalista.

  17. Pizzaria. Senado cria CPI dos cartões e governo anuncia que controlará comissão. Essa é com forno de lenha.

  18. O deputado Adolfo Menezes (PTB), base do governo, sentou à pua na falta de segurança na bahia, em especial, em Campo Formoso. Citou, entre outros, que na semana passada 3 geólogos do governo do Estado (CERB) foram assaltados e que o Batalhão da Caatinga nem gasolina tem pra colocar nos carros. Ou seja, os assaltantes andam de carro e a PM a pé.

  19. Por iniciativa da vereadora Aladilce Souza, líder do PCdoB na Câmara, a destinação do espaço do extinto Clube Português será debatida em audiência pública, no próximo dia 16, às 9h, no auditório do Bahia Center, na rua Rui Barbosa. A vereadora foi uma das primeiras vozes a questionar a destinação daquele espaço e a propor consulta à comunidade. 

  20. Estudantes do curso de enfermagem das Faculdades Jorge Amado, realizaram uma manifestação nesta quarta-feira, 9, para protestar contra a demissão de professores e da coordenadora do curso. Portando apitos e cantando gritos de guerra, os futuros enfermeiros bloquearam a saída e o acesso à faculdade, e só consideraram a hipótese de deixar o local, depois que diretores da instituição convidaram cinco representantes do curso para tentar chegar a um acordo.

  21. A saída do PT do governo esquentou o clima na Câmara Municipal. A vereadora Vânia Galvão, acusando o prefeito João Henrique de usar a força policial para impedir que o ex-secretário da saúde, Carlos Trindade, continuasse exercendo o seu antigo posto, se irritou quando no final de sua fala um popular gritou: - Quem matou Neylton? (Fazendo referência ao servidor público encontrado morto justamente dentro das dependências da Secretaria Municipal da Saúde).

   A vereadora, contrariada e esbravejando, respondeu ao popular:

  -Se respeite e vá perguntar para a polícia!

  É assim que se trata um cidadão na chamada "Casa do Povo" só porque quis matar uma curiosidade que é de toda a população soteropolitana, vereadora? Logo em ano eleitoral?

  22. O deputado Rogério Andrade (DEM) na AL, hoje: - O PT ficou envergonhado com a fala do deputado Arthur Maia e está murcho.

  23. O govenador Wagner fez um discurso ameno em missão oficial no lançamento do PAC em Cruz das Almas - Bahia. Frustrou os mais agoniados por uma posição forte do governador em relação à disputa interna na base aliada do seu governo (PT X PMDB). Perguntado sobre a candidatura do PMDB respondeu: "É natural que o PMDB busque seus espaços".

  24. O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, enviou ofício ao presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azedo, para informá-lo que foram registradas nos anais do Conselho Federal da entidade as congratulações da OAB pela comemoração dos cem anos de existência da Associação. Durante a sessão plenária da OAB, Britto classificou a ABI como "tradicional companheira da entidade nas lutas em prol da cidadania".

  25. Os presidentes das Comissões de Estágio e Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) estarão reunidos nas próximas sexta-feira (11) e sábado (12), a partir das 9h, na sede da Seccional da OAB de Santa Catarina, em Florianópolis. Na ocasião serão debatidos temas como a aplicação da prova prático-profissional do Exame de Ordem unificado e propostas de melhoria do exame, também em sua versão unificada.
 
  26. Em provimento publicado na edição desta terça-feira do DPJ, a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Telma Britto, institui a partir de hoje o controle diário de freqüência nas unidades judiciárias do Estado. A desembargadora determina que os juízes responsáveis pelas unidades exerçam o controle da assiduidade e pontualidade dos servidores e serventuários. Linha dura.
 
  27. Taí a musiquinha sucesso de Bel Marques no último Carnaval, agora preferida do ministro Geddel vieira Lima:


Nananá Nananananá Nananá
Nananá Nananananá Nananá

Cansei de esperar na janela de casa
Desisti do seu jogo agora vou me livrar
Não quero mais lágrimas na minha vida
Cansei desse papo de te amar sozinho
O meu coração tá pedindo carinho
Já virei a página da nossa relação

Já deletei você da minha vida
Sem nenhum rancor na despedida
o que passou, passou já se esqueceu
Não volta mais
Tirei o seu perfume da memória
Botei um ponto final na nossa história
Eu já chorei, eu já sofri
Mas te esqueci
Preciso ser feliz!

A fila andou
Eu te falei
Não deu valor
Como eu te amei
Agora chora
Já me perdeu
Boa sorte, vá embora

A fila andou
Eu te falei
Não deu valor
Como eu te amei
Agora chora
Você já me perdeu, tô fora!!

28. O BahiaJá bombou em sua edição de ontem, 8, com 72.461 matérias consultadas em 24 horas.