Mudanças no movimento das eleições 2008
Foi convidado para assumir a Secretaria da Saúde da Prefeitura de Salvador, em substituição a Carlos Martins (Carlão) o atual secretário do PT que deverá afastar-se da Prefeitura, nesta terça-feira, 8, o médico José Carlos Brito, presidente da Asssociação Baiana de Medicina (ABM).
No último final de semana, diante da decisão do PT de desligar-se da administração do prefeito João Henrique, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima fez um apelo a Brito, revelando-lhe as dificuldades por que passa a pasta neste momento, e os indicadores são que o médico vai aceitar assumir a pasta. Brito é compadre de Geddel.
O PT deverá formalizar hoje a saída da administração do prefeito e a organização para o lançamento de um nome do partido como candidato a prefeito de Salvador. O deputado Nelson Pelegrino deverá ser o nome escolhido pela legenda, em sua quarta tentativa de chegar ao Thomé de Souza, devido a ser o político com maior densidade eleitoral em Salvador.
O que poderá acontecer nas relações PT/PMDB daqui pra frente somente o tempo dirá, embora as fissuras já estejam expostas às vistas da opinião pública. Com o fim da aliança na capital deverão ocorrer mudanças também em composições no interior do Estado, uma nova movimentação nesse sentido.
Como o DEM já disse que não comporá com o PT em quaisquer circunstâncias, nem para vice, é possível que surjam no interior (e até na capital em segundo turno) uma aproximação do DEM com o PMDB. Como já disse o ministro Vieira Lima, o PMDB mais solto para atuar onde bem entenda que assim deve fazê-lo.