Chove bastante na capital da Bahia.
Jaques Wagner com a pose de Castro Alves na lente de Manu Dias, da Agecom.
Foto:
Miudinhas da política, da cidade do Salvador, da Bahia e globais:
1. A solenidade que conferiu o título de Cidadão da Cidade do Salvador ao governador Wagner teve apimentadas para todos os gostos, desde o esmero em alguns ternos que sairam dos armários neste dia chuvoso, a tailler para senhoras. As gravatas no tom vermelho, a exemplo da usada pelo governador, dominou o ambiente no plenário. O prefeito JH preferiu gravata verde, da esperança. O ministro Geddel pôs uma do tom neutro. Agora, teve gente que caprichou no bigode: caso de Batista Neves. Que escovão.
2. Presentes, também, prefeituráveis de todos os quadrantes, incluindo dois ex-prefeitos, Antonio Imbassahy e Lídice da Mata, hoje, em partidos diferentes, em bases opostas, mas conversando. Olívia também estava e vários deputados do PT. Como a gente não sabe qual o prefeiturável deste partido, quem levou a melhor foi Sérgio Carneiro, o candidato do PT em Feira de Santana. O camarada tem estrela.
3. Advinha quem chegou atrasado na solenidade! O prefeito João Henrique. Como ele demorou de aparecer o hasteamento da bandeira da cidade ficou à cargo do presidente da Câmara de Vereadores. O ministro Geddel também chegou um pouqinho atrasado. Faz parte. Deve ter sido a chuva.
4. E a gafe do presidente da Câmara, Valdenor Cardoso, trocando o nome do governador Wagner pelo de governador Antonio. Foi uma gargalhada geral no plenário. Ao que se sabe, nos últimos anos, a Bahia teve dois governadores com nome de Antonio: Antonio Lomanto Júnior e Antonio Carlos Magalhães. Como Valdenor se dizia íntimo de ACM supõ-se que ele trocou às bolas pensando no "velho".
5. Manu Dias, amigo velho desde o tempo das campanhas políticas dos anos 1980 está a cada dia mais refinado. Captou, essa pose acima do governador, com a pinta de Castro Alves em imagem posta na praça que é do povo como o céu é do avião. Grande Manu. Pucupuco meu brother.
6. Gozado: como tinha homem no plenário da Câmara dos Vereadores. Será que a mulherada só aparece no Dia Internacional da Mulher!
7. Faltou poética ao discurso do governador Wagner, mesmo se tratando de um sindicalista. Sabe como é, pra tudo se tem um jeito, e umas frases de efeito sobre a velha cidade da Bahia fariam um bem enorme.
8. Outra coisa curiosa: hoje é dia do aniversário da Revolução de 1964, Golpe Militar, Gloriosa, como queiram. Ninguém falou nada na Câmara. Nem pra lembrar de Castelo Branco ou Costa e Silva. Nada.
9. Agora, vamos pra Feira de Santana, terra que terá uma Micareta de arromba este mês. Então! Como perguntar não ofende: Quanto a Prefeitura está gastando na festança momesca da Princesa do Sertão?
10. E os resultados da pesquisa divulgado pela Folha de São Paulo, hoje, sobre a sucessão em 2010. Embora ainda esteja longe demais da data da eleição, o que está chamando a atenção em todos os cenários é a performance da ex-senadora Heloísa Helena com a marca acima dos 10%, em alguns casos beirando a 20%. Como cresceu aos olhos da opinião pública essa moça. Vai dar um trabalhão nas eleições.
11. O pessoal do Sindilimp está preocupado com a empresa que vai substituir a Macrosel nos serviços de limpeza e atendimentos gerais na Secretaria de Saúde do Estado. Atesta a direção do Sindilimp que a Alternativa, a escolhida, não é flor que se cheire e já deu calote nos trabalhadores que atuavam na UFBA.
12. Mais uma sobre perguntar não ofende: Quanto custou aos cofres públicos essas reuniões das conferênciais territorias da juventude. Tava todo mundo usando camisetas padronizadas com a marca do Estado. Quanto?
13. Choveu a cântaros em Salvador, hoy. A Codesal já tinha registrado mais de 60 pedidos de socorro até às 18h. As famílias pobres que moram nas proximidades das encostas estão com as mãos nas cabeças.
14. A Prefeitura garante que Orquestra Sinfônica da Juventude de Salvador não morreu. Iniciará as atividades do ano de 2008 nesta semana, com 94 novos alunos, que passarão a aprender as técnicas de instrumentos de corda e sopro com o maestro Leandro Caseneo, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBa). Esses irão se juntar aos 70 músicos bolsistas e 107 integrantes do Coro.
15. Segundo Paulo Costa Lima, presidente da Fundação Gregório de Matos, o secretário Carlos Ribeiro Soares, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) está animado com as perspectivas da Orquestra e pretende abraçar um novo projeto que está em fase de preparação. A primeira apresentação está prevista para Reitoria da Ufba, no próximo mês.
16. O mutirão jurídico penitenciário, promovido pela Secretaria da Justiça Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), começará, amanhã (1), no Presídio Advogado Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista. Os 233 internos, de ambos os sexos, passarão por uma triagem e os que estiverem dentro dos requisitos previstos na Lei de Execução Penal ganharão, além de agilidade no julgamento de seus processos, benefícios como progressão de regime de pena e livramento condicional.
17. Abertas até 30 de abril inscrições para o 12º concurso de monografias organizado pelo Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas. Vencedor levará R$4mil. Inscrições
http://www.ibccrim.org.br/ 18. Há anos não via um protesto na Bahia contra um arcebispo como aconteceu na comunidade de Santa Bárbara, contra Dom Itamar Vian, de Feira de Santana. Faixas negras com dizeres de autoritário e outras coisitas más. Para uma comunidade pequena como a terra do requeijão fazer uma coisa dessa é porque esse bispo não é flor que se cheire.
19. Em Salvador, certa ocasião, nos idos dos anos 1990, dom Lucas Moreira Neves quis impor umas regras na cidade da Bahia e se deu mal. Entrou em choque com o povo de santo e foi um auê. Mas, depois amaciou e conseguiu sair-se bem, ainda que muita gente o detestasse na Bahia. Dom Lucas faleceu em 2002. Mas, os protestos contra Dom Lucas não chegarem nem ao chulé do que está acontecendo contra Dom Itamar, em Santa Bárbara.
20. Pior do que com dom Itamar só conheço a briga de Duarte da Costa e seu filho Álvaro da Costa, com o primeiro bispo nomeado para a Bahia, Dom Pedro (Pero) Fernandes Sardinha. A briga foi tão feia, inclusive envolvendo mulheres, que o bispo foi mandado de volta à Lisboa. No caminho, sua nau naufragou na costa de Alagoas, o bispo conseguiu chegar a praia, mas, foi devorados pelos índios caetés. Dom Duarte foi o 2º governador da Bahia, isso em 1551.
21. A Prefeitura, através da Portaria de nº 020/08, estabeleceu normas para veiculação, transmissão de dados, imagens e exploração de mensagens publicitárias na parte interna dos veículos integrantes do Sistema de Transporte Coletivo de Salvador, através de aparelhos de tele-transmissão de dados.
22. Imagine uma esculhambação! O acesso a Estação da Lapa pelo Vale dos Barris. Tão vendendo de catuaba a churrasquinho de gato. Uma imundície sem classificação. Com essa chuva, então, tá uma beleza.
23. Pelo amor de Deus. A roupa de Faustão em seu último domingão nem o pessoal de Nazaré das Farinhas usa mais. Di Paula nele. Agora, a menina do Fantástico, aquela Patrícia Poeta, doi as vistas de bonita.