Veja que rolo dos pecados
Ilha dos Frades (ao fundo), na Baía de Todos os Santos ainda é um paraíso ecológico (F/BJá)
Foto:
O deputado Álvaro Gomes (PCdoB) apresentou um projeto na Assembléia Legislativa do Estado solicitando o desmembramento das Ilhas dos Frades e de Bom Jesus dos Passos, do Município de Salvador, e a incoporação delas ao Município de Madre de Deus.
Localizadas na Baía de Todos os Santos e historicamente vinculadas ao município de Salvador, há centuárias, as duas ilhas contam com populações de 1.200 e 4.000 habitantes, respectivamente, segundo o documento que o deputado comunista apresentou em sua justificativa à Mesa da AL.
Na visão do deputado, e esta é a sua justificativa para o desmembramento, não há questões de natureza política contra o prefeito João Henrique (PMDB) - vale observar que o PCdoB rompeu recentemente com a administração municipal - e sim uma questão geográfica, pois as ilhas dos Frades e Bom Jesus dos Passos, se encontram mais próximas de Madre de Deus, "cujos serviços públicos são rotineiramente utilizados pelas populações das duas localidades".
Ainda segundo o deputado Álvaro Gomes, o tempo de deslocamento entre as duas ilhas e Madre de Deus é de apenas 20 minutos, "ao passo que os moradores dessas localidades levam até 2 horas para se deslocarem à Salvador"
Por fim, e aí está a questão de natureza política embutida no contexto do projeto, o deputado assegura que "essa realidade provoca transtornos na vida dessas populações, que se vêem privadas de uma eficiente prestação de serviços públicos". Ou seja, não há a devida atenção da administração do prefeito João Henrique com as ilhas e suas populações.