Política

PT DEVE AUTORIZAR ALIANÇA COM PSDB NA BAHIA E BENEFICIARÁ IMBASSAHY

Decisão oficial sairá na próxima segunda-feira
| 19/03/2008 às 15:01
Reunião do Diretório Nacional será segunda-feira, 24, em BSB, e aliança tem apoio de Lula (F/Rep)
Foto:
  De acordo com matéria publicada na página 5, de O Globo desta quarta-feira, 19, "pressionado pelo presidente Lula da Silva, que já avalizou algumas alianças municipais do seu partido com adversários, o diretório Nacional do PT deve permitir alguns acordos regionais do partido com o PSDB". O Diretório recomendará acordos com base governista, mas abrirá exceções como Belo Horizonte, Salvador e Aracaju.

   Ainda de acordo com o jornal O Globo, apesar da recomendação partidária para alianças municipais com partidários da base aliada no plano nacional, a decisão que será tomada pelos dirigentes, na segunda feira, 24, deve abrir brecha para eventuais acordos com legendas da oposição.

  Petistas já reconheciam que seria praticamente impossível evitar algumas alianças pontuais com os tucanos em Salvador, BH e Aracaju. "O PT quer construir um leque de alianças a partir da base aliada no plano nacional que sustenta o presidente Lula. Agora, deve haver exceções. Se isso ocorrer, temos que respeitar" - ressaltou o deputado Aloísio Mercadante.

  Mercadante destaca que, somente no Estado de SP, 11 municípios administrados por prefeitos petistas têm tucanos como vice, e outros 15 administrados pelo PSDB têm vice do PT. Em Camaçari, principal município da Região Metropolitana de Salvador, por exemplo, o prefeito petista tem como vice uma tucana.

   SEGUNDA-FEIRA,
   A DECISÃO

   A reunião do Diretório Nacional do PT está marcada para segunda-feira, 24, em Brasília, e um grupo influente dentro do partido tenta vetar a aliança PSDB/PT. Ainda assim, a maioria das tendências está inclinada a permitir autonomia das alianças em casos especiais.

   O presidente regional do PSDB na Bahia, Antonio Imbassahy, candidato a prefeito da capital na próxima eleilção disse ao BahiaJá que está confiante na aliança, até porque, o PSDB, no caso da Bahia, já integra a aliança com o governo e representa a sua base também em todas as instâncias, especialmente na Assembléia Legislativa e nas Câmaras de Vereadores.