Veja comentário
Em Cruz das Almas, município do Recôncavo, o fervilhar do período pré-eleitoral já está aquecendo os bastidores políticos. Existem cogitações em torno de vários nomes, de prováveis candidatos a candidatos a prefeito e vice-prefeito que vão compor as chapas das disputas eleitorais 2008, partidos como os Democratas, PSDB, PT e PMDB, estão nas articulações.
Alguns dos grupos já estão quase definidos, mesmo de forma temática como é caso do grupo do atual prefeito Orlandinho (PT) que provavelmente terá um nome do PSDB como vice-prefeito em sua tentativa a reeleição à prefeitura.
O PSBD deve apoiar novamente o PT? Eis a questão! A briga dentro do PSDB deve ser boa, o vereador Alberto Santana (PSDB) diz que é pré-candidato a prefeito. Beto do Ibama, como é conhecido, obteve mais de oito mil votos nas últimas eleições em 2006 para deputado estadual pelo PSDB sem o apoio do prefeito Orlandinho, legitimando o seu nome para disputa, mas este pré-projeto tem visíveis resistências dentro do seu próprio partido para uma candidatura própria do PSDB para prefeito.
É difícil, já que o partido tem uma participação nuclear no governo municipal e não pensa em se afastar, a pasta de obras públicas, duas procuradorias no município e o controle da secretaria municipal de transporte e trânsito, além de vários cargos nos âmbitos das administrações municipal e estadual.
DISPUTA INTERNA
Estão ainda na disputa interna nomes como o procurador do município, Valtércio Cerqueira, que sonha em ostentar um cargo eletivo novamente, e, Humberto Brandão, secretário municipal de obras, um dos homens de confiança do prefeito. Estes fazem parte do grupo majoritário que defendem veemente o nome de Orlandinho para encabeçar a chapa com o apoio do PSDB e uma vaga de vice para o PSDB. V
ale salientar que Beto do Ibama assumiu a liderança da bancada do prefeito na câmara municipal. Parece que as coisas estão se encaixando. O PT cruzalmense permanece com suas divergências internas, como foi o caso do processo de eleição do diretório municipal, mas sem maiores fissuras para o projeto de reeleição de Orlandinho, a briga deve ficar por conta da edilidade.
Já o atual vice-prefeito, Dr. Raul Molina (PDT), apresenta-se no ostracismo, e indiferente às questões do município de Cruz das Almas, por sinal é secretário municipal de saúde em Conceição da Feira, parece definitivamente fora dos planos do prefeito e do seu grupo para 2008. Mas o PDT ainda ocupa uma pasta no município, a secretaria da administração, além de uma vereadora na câmara, a ex-líder de bancada Margarida Carvalho. O PDT deve apoiar o projeto de reeleição do prefeito.
PERDEU QUADROS
O prefeito Orlandinho e o seu grupo perderam bons quadros nos últimos três anos, como é caso do vereador Josoaldo Cardoso, hoje filiado ao DEM e o suplente de vereador Jorge Gomes, atualmente filiado ao PMDB, o escritor e ex-vereador Alino Mata Santana (PPS) que foi candidato a vereador em 2004 na coligação do prefeito, diz que nunca na sua história política foi tão desprestigiado por um "aliado". "Nunca fui chamado para tomar um cafezinho com o atual prefeito.
Melhor... Não tem nem um gari indicado pelo PPS nesta administração. Já fui mais bem tratado pelo ex-prefeito Dr. Jean, quando era prefeito e eu oposição". Diz Dr. Alino, que reprova a administração municipal. Mesmo diante das perdas o prefeito aglutinou alguns nomes ao seu projeto de reeleição como exemplo os ex-vereadores Francisco Mota (Pará) e Mário do Jornal, ambos estão filiados ao PTB.
O controle do PTB municipal é de Gilson Cochoco, filho do legendário Carmelito Barbosa Alves. Cochoco diz que tem algumas divergências com a atual administração municipal, mas ainda não manifestou sua posição para 2008. Um zum-zum-zum ronda os bastidores do DEM e do PMDB. O assunto: à disputa pelo Paço Municipal entre os partidos que atualmente integram as oposições cruzalmense.
CANDIDATO PRÓPRIO
O DEM, antigo PFL, que foi derrotado nas eleições de 2004 com o apoio de Dr. Jean, declara que terá candidatura própria nas próximas eleições. Após a derrota do último pleito municipal os Ribeiros, como são conhecidos, ou parte do grupo carlista cruzalmense, afloraram algumas rixas com o ex-prefeito Dr. Jean refletidas nas eleições de 2006, onde os Ribeiros e Dr. Jean após oito anos juntos caminharam separadamente no apoio aos seus deputados.
Os Ribeiros no primeiro momento após a derrota de Paulo Souto perderam forças, mas diante de um fator no final de 2006 onde os vereadores dos dois grupos, PMDB e DEM, inabaláveis mesmo durante o acirramento da campanha de 2006 obtiveram duas vitórias na câmara e na política. A primeira foi assumir a Mesa Diretora, e, a outra foi à adesão do vereador Josoaldo Cardoso, 30 anos de PT, que contribuiu efetivamente para as oposições ganharem a Presidência da Câmara Municipal.
Hoje o vereador Josoaldo está filiado ao DEM. Com a câmara o partido ganhou fôlego permanecendo vivo na luta e ganhou novos aliados como: Nego da Farmácia que foi candidato a prefeito em 2004 e ingressa no DEM com o intuito de se candidatar a vereador, e, Dr. Fernando Filho, que até aqui nunca se envolveu em política. Dr. Jean lamentou a derrota do seu Deputado Gerson de Deus, pois perdeu seu representante na Assembléia Legislativa, mas a coisa era incerta diante das divergências com o ex-governador Paulo Souto, além disso, a briga do ex-senador ACM X Dr. Gerson e Dr. Jean acirrou após a derrota de Dr. Gerson, atribuída ao ex-senador ACM.
Daí pra cá ficou notório que não havia mais clima para continuação na base. Diante destas passagens Dr. Jean buscava uma saída clássica do carlismo, e foi o que aconteceu, filiou-se ao PMDB, vale salientar que é seu aliado de muito tempo. O PMDB cruzalmense esteve presente nas coligações das últimas eleições na figura de Valdomiro Negão que tem nada mais nada menos que trinta anos de PMDB.
Dr. Jean deu um salto precioso rumo a sua candidatura à prefeitura municipal, além de garantir governabilidade caso obtenha êxito nas eleições. O PMDB hoje é o maior partido da República, e, na Bahia ostenta a condição de ter um Ministro como Presidente de honra, Geddel Vieira Lima (um líder nato), cerca de 200 prefeitos e uma trajetória promissora daqui pra frente. Mas esta ida de Dr. Jean para o PMDB causou certos desconfortos para o PT, tanto a nível local, como estadual, pois os partidos PMDB e PT são aliados de 1ª hora nas esferas estaduais e federais e aqui vão se enfrentar como nas cidades: Salvador, Feira de Santana, Itabuna, entre outras no Brasil a fora.
Nos dias de hoje o sentimento é muito mais conciliatório do que uma ruptura definitiva, os Ribeiros por intermédio do Vereador Ednaldo Ribeiro expressa vontade de uma coligação, uma força oposicionista para ganhar as eleições. Ednaldo é o representante do DEM com maior afinidade ao PMDB, pois goza de uma boa relação com os vereadores do partido, com Dr. Jean e tem seu nome bem ventilado para uma composição de uma chapa majoritária.
Já Dr. Jean que não brigou com ninguém aguarda os acontecimentos, sabe que qualquer subtração é burra e tem experiências suficientes para no momento certo acaudilhar a campanha. Sabemos que esses grupos políticos juntos são fortes no que diz respeito à representação eleitoral e experiência administrativa, principalmente diante das fragilidades do grupo de situação. Mas o PMDB foi em busca de novos aliados... O PRB de Cruz das Almas, presidido pelo empresário do ramo de supermercados, Roberto Almeida, já tem como certo o apoio à candidatura de Dr. Jean (PMDB).
O Pastor Walter será seu candidato a vereador. Roberto São Paulo, como é conhecido, é um bom nome numa conjuntura a vice-prefeito nesta chapa, além da sua renomada história empresarial, conta com o apoio da Rede Record de televisão e o seguimento evangélico da Igreja Universal do Reino de Deus. Roberto está na disputa. Já Humberto do Posto filiou-se ao PPS de Alino ex-vereador. Após as andanças de 2006 na campanha de deputado, aliou-se definitivamente ao projeto de Dr. Jean rumo a retomada dos destinos administrativos de Cruz das Almas, colocando seu nome de maneira bem aceita, principalmente pela população que pede uma nova roupagem administrativa para 2009.
Humberto diz que aceita ser vice na chapa do PMDB. "Sou um homem de grupo, vir para somar" declara o pré-candidato. Paulinho Moraes e Jorge Gomes são dois bons nomes dentro do próprio PMDB, caso o entendimento seja uma chapa dita puro-sangue. A verdade é que tudo isso são especulações e que o PMDB aglutinou bons nomes ao seu projeto para 2008, dentre eles a funcionária pública Regina (ex-Conselheira Tutelar), Zenita Salomão do Sindicato dos Fumicultores, Tiago da Farmácia, Zé Caetano da Sacy Modas, Jânio da Farmácia irmão de Nego, dentre outros nomes. No mais é esperar até as convenções em junho.