A Câmara estava repleta de mulheres e, em homenagem à celebração feminista, a mesa foi composta por, além do presidente da Câmara, pelas vereadoras Aladilce Souza (PCdoB), Vânia Galvão (PT), Eron Vasconcelos (DEM) e Olívia Santana (PCdoB), que, em seus discursos, destacaram as conquistas das mulheres desde o início século XX.
A presidente da comissão de defesa dos direitos da mulher, Eron Vasconcelos, enfatizou o merecimento do título para Silvia Zarif. "A história do Tribunal de Justiça coincide com a história da Câmara Municipal, sendo que o Tribunal de Justiça teve a coragem de lançar uma mulher para o seu comando", falou .
A homenageada do dia demonstrou humildade ao questionar o merecimento da comenda e agradeceu à iniciativa da Câmara. "Muito me honra essa homenagem, mas não posso esquecer das mulheres que me antecederam nas lutas pela emancipação feminina", afirmou Zarif.
A atual presidente do Tribunal de Justiça é a primeira mulher a comandar o maior cargo jurídico da Bahia. Silvia assumiu em oito de fevereiro de 2008 substituindo o ex-presidente Sinésio Cabral. (Repórter - Marivaldo Filho)