Política

WAGNER ANUNCIA QUE ESTADO FARÁ MUSEU FRANS KRAJCBERG EM NOVA VIÇOSA

A concessão foi dada pela AL a pedido do líder da maioria, deputado Waldenor Pereira
| 07/03/2008 às 13:15
Artista polonês e governador no plenário da AL (Foto/ Manu Dias/Agecom)
Foto:

  O artista plástico polonês naturalizado brasileiro, Frans Krajcberg mantém há 37 anos um ateliê no seu sítio Natura, no município de Nova Viçosa. Ele, que ficou conhecido por seu trabalho em defesa das causas ambientais brasileiras, recebeu hoje (7) o título de cidadão baiano em sessão especial na Assembléia Legislativa.

  Ao longo de sua carreira, Krajcberg se revelou um artista ecológico e entre suas ações está a denúncia às queimadas no Paraná e à exploração de minérios em Minas Gerais.

No sítio de Krajcberg estão resquícios de mata atlântica e manguezal, onde o artista plantou mais de 10 mil mudas de espécies nativas. Sua casa foi construída a sete metros do chão, num tronco de pequi com 2,6 metros de diâmetro. O sítio abriga ainda dois pavilhões que guardam mais de 300 obras de sua autoria.


  Em seu discurso, o deputado Waldenor Pereira (autor do projeto do título) ressaltou a importância do trabalho em defesa do meio ambiente realizado por Krajcberg. "Ele é verdadeiramente um cidadão do mundo, que luta pelas causas ambientais através da beleza e do protesto exibidos em sua arte", disse.


Construção
de museu


Na solenidade, dirigida pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, o governador Jaques Wagner anunciou a construção do Museu Frans Krajcberg, que será implantado no ateliê do artista com recursos do Estado.


Segundo o governador, é vontade do próprio Frans, que não tem herdeiros, que suas obras fiquem sob a guarda do Estado. "Ele manifestou a vontade de que as obras fossem tombadas pelo patrimônio baiano e vamos fazer isso para preservar um acervo tão rico, tão significativo", afirmou.


O artista se mostrou emocionado ao receber o título e declarou que sua luta pelas causas ambientais não foi fácil, mas destacou que a homenagem dos baianos faz ele se sentir orgulhoso de sua obra. "Vocês não têm idéia da minha alegria, do meu orgulho em ser baiano".