Política

LULA TRATA MAL JUDICIÁRIO E MINISTRO MARCO AURÉLIO SE DIZ "PERPLEXO"

Veja declarações
| 29/02/2008 às 15:03
Marco Aurélio: "Enquanto tiver a toga sobre meus ombros cumprirei minha função de juiz"
Foto:
   O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio Mello, afirmou hoje que ficou "perplexo" com as afirmações feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última quinta-feira. 

Lula afirmou que o País seria mais democrático se o Judiciário "só metesse o nariz nas coisas dele". "Quer ser ministro da Suprema Corte ou quer ser político? Se quiser ser político, renuncia e se candidata a um cargo para falar as bobagens que quiser", afirmou Lula.


"Não vejo qualquer extravasamento por parte do Judiciário e fiquei perplexo com o que foi veiculado pelo presidente e também com a agressividade do próprio presidente", disse o ministro.


Mello, que anteriormente havia se posicionado contra a ampliação dos programas neste ano de eleições municipais, afirmou que não estava querendo provocar a oposição, apenas alertar sobre eventuais irregularidades na lei eleitoral. "Enquanto eu tiver a toga sobre os ombros cumprirei com meu dever de juiz", afirmou.


O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Mozar Valadares, considerou inadequado o tom do presidente Lula e tem potencial para causar um mal estar entre os Poderes. "Lula poderia ter evitado a forma como tratou o Judiciário", disse.