A reunião aconteceu nesta quinta-feira, 28
Como já havia sido noticiado por este BahiaJá desde o último dia 11, quando o PSB anunciou seu afastamento da administração municipal, o PDT retorna ao governo João Henrique decisão que foi referendada hoje, em Salvador, numa votação da Executiva onde somente três pessoas desaconselharam o retorno: o vereador Gilberto José, o deputado Roberto Carlos e o secretário geral Alexandre Brust.
Os três deputados federais estão alinhados com o retorno: Severiano Alves (presidente regional), Marcos Medrado e Sérgio Brito. O deputado Marcos Medrado falando agora há pouco ao Bahia Já disse que houve uma decisão quase consensual do partido em apoiar a candidatura João Henrique à reeleição.
Ainda como já informou o BJá estão em jogo as secretarias da Educação, que deve retornar ao controle do deputado Severiano Alves, com Carlos Soares na titularidade e o afastamento de Cláudio Souza, a direção do IPS, também reservada ao sogro de Severiano, e diretorias da Sucom.
Portanto, dentro de mais alguns dias ou horas serão anunciadas as mudanças e haverá uma solenidade política do reencontro do PDT com o prefeito João Henrique. Como se sabe, na campanha de 2004, JH saiu candidato pelo PDT (número 12) tendo na vice Marcelo Duarte do PSDB (número 45). Agora, como diz a propaganda do prefeito e do PMDB, o número é 15. E, quem sabe, se o PT deixar o governo, o PDT vá na vice.
COMENTÁRIO
DO BAHIA JÁ
O retorno do PDT no apoio à candidatura de João Henrique, sem dúvida, representa um reforço significativo, sobretudo porque agregará os votos da bancada do partido na Câmara dos Vereadores, em boa medida, e contará com o apoio do deputado Marcos Medrado, uma força política na capital.
Além disso, o prefeito recompôs as perdas do PSB e PCdoB, especialmente do PSB de Lídice da Mata, cuja candidatura também tem competitividade.
Nessa novela só está faltando agora a decisão do PT.