É a política, a cidade e o Estado
Miudinhas da política, de Salvador e da Bahia:
1. Tem cada coisa que se duvida, mas acontece. O secretário da Saúde, Jorge Solla, sugeriu ao governador Wagner fazer a cirurgia de septo nasal no HGE, dando conta de que seria uma boa para o marketing do hospital. O factóide esbarrou na logística e no bom senso do governador, além do que, não se tratava de uma cirurgia de emergência. Wagner optou pelo Hospital Aliança.
2. Ainda assim, o secretário Solla fez valer a eficiência da qualidade médica do HGE e fez uma punção, como diz o povo "lá nele" na região lombar. O secretário passa bem obrigado.
3. O ex-governador Paulo Souto, atual presidente do DEM na Bahia estava de humor nas alturas na entrevista ao Balanço Geral, com Varela, hoje. Sugeriu inclusive que o governador Wagner começasse a trabalhar e deixasse de olhar para o retrovisor. Não foi ouvido. Hoje, na AL, o líder da maioria, Waldenor Pereira (PT) passou 20 minutos falando da "herança maldita".
4. Amanhã tem ministro Geddel Vieira Lima na TV Bahia, no horário de meio dia. À tarde, a festa é a na Prefeitura com a adesão do PDT, em bloco.
5. O BahiaJá bateu recorde de acessos a matérias na última segunda-feira: 60.892 hits.
6. O governo Lula está nas alturas em popularidade. O Salário Mínimo que vai vigorar em março próximo bateu 245 dólares. Teve uma época que ACM pedia pelo amor de Deus para que chegasse a 100 dólares. No governo FHC valia 56 dólares. Hoje, o dólar baixou ainda mais. E Lula dá risadas.
7. A TV Itapoan, no Bocão, mostrou cenas cotidianas no Pelô, com o tráfico de drogas explícito, a luz do dia, mercado livre. Bocão sentou à pua no governo. A propósito, como a Itapoan tá batendo no governo Wagner. Abre o cofre Sidônio.
8. O deputado Álvaro Gomes (PCdoB) irritou uma parte da bancada da oposição na AL quando disse que PFL, hoje Democratas, deve pedir desculpas a Nação pelo que fez com a Bahia.
9. Estão instalando os novos armários, mesas, computadores, tudo zero bala no Comitê de Imprensa da AL. O presidente Marcelo Nilo (PSDB) está cumprindo a palavra, além do que, não retirou o Comitê da proximidade do plenário.
10. Do deputado Paulo Rangel (PT) sobre o lobby dos conselheiros do TCM visando manter o tribunal em funcionamento: "Nunca ví nada igual nesta Casa".
11. Vai pipocar uma bomba no meio médico com a morte de uma mulher no Sicam. Estamos de olho e apurando. Barbeiragem da braba.
12. O caso Neylton mobilizou a imprensa nesta quarta-feira. Mas, até agora, nada de mais contundente. As apontadas mandantes estão soltas e os assassinos presos.
13. Tá aí: Casemiro Neto marcou ponto com a médica Gilda Fucs respondendo sobre sexo na TV Aratu. Hoje, uma mulher disse que tinha uma mancha no bum-bum que doia um pouca. Aí a doutora perguntou: - Oh! minha filha, e na hora daquilo dói. Aí a mulher respondeu: - Não. - Então cê tá boa minha filha, disse Fucs.
14. A sessão da AL estava sendo presidida pelo deputado Bira Coroa (PT). - Concedo a palavra ao deputado Álvaro Gomes (PCdoB) pelo tempo de 10 minutos. Antes do deputado chegar a tribuna o deputado Heraldo Rocha (DEM) gritou: - Me conceda uma parte excelência. Álvaro ficou pasmo e quando chegou ao púlpito disse: - A parte está concedida. Heraldo tinha ido tomar um cafezinho.
15. Só tinha dois operários na obra da estação de Brotas do Metrô esta tarde.