Doze miudinhas da política baiana
Miudinhas domingueiras da Política:
1. O apresentador Mário Kértész tem comentado, diariamente, que gostaria muito de conhecer as propostas para Salvador durante a campanha que está em curso. Pois dito; o prefeito João Henrique, em A Tarde deste domingo, 24, anuncia a primeira. Se eleito for, vai aumentar o IPTU, em 2009.
2. As naus da Vasco da Gama pilotadas pelo novo guardião da Bahia, o ministro Geddel Vieira Lima, chegaram às páginas de Veja. Já estão nas imediações das terras de Garcia D`Ávila, na altura da Praia do Forte, em direção à Ondina.
3. O governador Jaques Wagner se recupera da cirurgia de septo nasal realizada na última sexta-feira, no Hospital Aliança. Está descansando, no Palácio de Ondina, mas de olho vivo no mar.
4. A revista Isto é que circulou neste final de semana atesta que a licitação para iluminação pública de Salvador foi de carta marcadíssima. Um anúncio publicado em A Tarde de forma cifrada (Gato na Iluminação) mostrava quem seriam os vencedores. Acertou na mosca. Ou melhor, no gato. A articulação para que o gato saísse felpudo teria sido feita pelos secretários João Santana e Fábio Mota.
5. O deputado federal ACM Neto esteve no último sábado fazendo campanha em Lobato, bairro do subúrbio ferroviário. Mas, ainda está na dúvida, e só irá ao páreo na eleição como candidato à prefeito de Salvador se emplacar 20% iniciais na pesquisa. Tá difícil.
6. O deputado Elmar Nascimento está na frigideira do PR. Estava quase secretário de Estado, agora, tendo nos seus calcanhares o deputado Gilberto Brito. Dois autênticos.
7. A ex-secretária de Habitação do município, Ângela Gordilho, está devendo um balanço de sua gestão na Prefeitura de Salvador. Foram três anos de governo e a opinião pública está querendo saber o que ela fez.
8. Quem também está devendo uma explicação à opinião pública é a negona Olívia Santana, vereadora do PCdoB, que levantou uma suspeita de sabotagem da PM ao governador Wagner. O capitão e deputado Tadeu (PSB) já disse na AL que se ela não se justificar, convincente, é uma irresponsável.
9. E o secretário de Planejamento do governo, Ronald Lobato, quando vai responder as investidas de Armando Avena? Avena diz que a produção industrial da Bahia parou e está faltando planejamento no governo.
10. Pegou mal, muito mal, a promoção do juiz Cléssio Rômulo Carrilho Rosa para o cargo de desembargador. O homem disse, de público, que tem problemas com alcoolismo e, embora tenha recebido o veto da presidente do TJ, emplacou, Uma dessa o senador ACM não perdoava. Botava a boca no trombone.
11. O deputado Gildásio Penedo, líder da oposição, vai arguir na AL quanto foi o investimento da Ebal no governo Wagner e um balanço da empresa. Segundo Gildásio, o "rombo", em 2007, teria sido de R$70 milhões.
12. O Sinjorba bem que poderia dar uma mãozinha na moralidade da categoria exigindo do prefeito que divulgue a lista dos jornalistas que recebem jabaculê pela Fapes. Tem gente levando R$15 mil por mês. Mais do que secretário.