A primeira tarefa de ACM Neto como líder será a de obstruir a votação da TV Pública, hoje, no plenário da Câmara. "É um assunto que precisa ser mais discutido com a sociedade. Esperamos conseguir fazer isso com a obstrução", declarou. Caberá ao deputado, ainda, indicar os membros do Democratas para a CPI dos Cartões Corporativos, caso ela seja mesmo instalada. ACM Neto tem defendido mais transparência na utilização dos cartões.
Questionado se a liderança poderá atrapalhar uma eventual candidatura a prefeito de Salvador nas eleições deste ano, ACM Neto disse que, ao contrário, o cargo pode até ajudar, por conta da visibilidade.
MOÇÃO NA
ASSEMBLÉIA
A Bahia e os baianos vêem acompanhando com muita atenção o desempenho da atuação política do deputado federal Antônio Carlos Magalhães Neto, até a data de ontem Vice-líder do Democratas na Câmara Federal, conhecido por todos e carinhosamente chamado de ACM Neto.
É notório e mesmo normal o olhar de cobranças dos quatro cantos da Bahia, mesmo para um jovem de menos de 30 anos de idade, a explicação é direta, pois trata-se de um neto do senador Antônio Carlos Magalhães - falecido em maio de 2007 - o mais que saudoso ACM dos baianos, líder político e gestor público maior que a Bahia teve nos últimos 50 anos, e, uma das maiores expressões da vida pública nacional, e sobrinho do deputado federal, Luis Eduardo Magalhães, precocemente falecido, e considerado a grande revelação da política brasileira do final do século passado, pelo seu papel de buscar sempre o entendimento com as representações políticas, sociais e econômicas, para enfrentar as grandes questões nacionais.
Ação, competência e moralidade e todos os acessórios que notabilizam a vida dos que se dedicam ao exercício da política, são passos que vem sendo empalmados com muito vigor e denodo por ACM Neto. O que se vai confirmando para aqueles que o conhecem e surpreendendo positivamente a outros, pois a força da determinação tão bem apreendida com seu avô, ACM, e seu tio, Luís Eduardo, em servir a Bahia e ao País, já o leva a assumir a Liderança dos Democratas na Câmara Federal, a partir de hoje, dia 19 de fevereiro.
A tarefa não é pequena, ser oposição aos governos federal, estadual e o da nossa Capital, Salvador, é um imenso desafio, por si só.
Em 2003, ao ingressar na Câmara, aos 24 anos, ACM Neto era conhecido apenas pelos laços familiares, mais, logo ele mostrou que seria a grande revelação política da Legislatura no Congresso Nacional, alçando vôo próprio. Não é à toa que foi considerado pelo Diap, por quatro anos consecutivos, como um dos parlamentares mais influentes do Congresso, onde assumiu, na Câmara, a vice-liderança do extinto PFL, hoje Democratas.
A destacada atuação de ACM Neto, como subrelator da CPMI dos Correios, veio a consolidar a imagem do deputado baiano, que passou a ser mais conhecido e respeitado nacionalmente e conquistou definitivamente a confiança da imprensa brasileira, da qual passou a ser importante fonte de informação. Tornando-se também, uma referência na luta municipalista, ganhando a confiança dos prefeitos de todo o país, ao defender um modelo tributário mais justo e equilibrado.
Assume a bandeira dos taxistas e deficientes, ao lutar pela redução de impostos sobre produtos como veículos, aparelhos de surdez e cadeiras de rodas. E, Salvador, tem sido olhada com muito carinho e mesmo devotamento, a exemplo de estar sempre lutando por mais recursos para o seu desenvolvimento, a exemplo dos destinados as obras do metrô.
Estes são alguns enfrentamentos, que vem moldando a atuação de ACM Neto, como o próprio diz o deputado "Liderança se constrói com luta, coragem, amor e dedicação". O enfrentar torna-se uma decorrência das posições assumidas. A posição do Democratas é ir buscar o seu espaço, é apreender com o povo, é levar as suas bandeiras, é levar às praças públicas, seu jeito de entender os desafios de forma renovada. Desafios que se colocam para uma sociedade em crise, e, crise muitas vezes aguçadas pelos atuais governantes.
O papel dos Democratas é construir caminhos de forma democrática e republicana, para transpor os mesmos, levando a Bahia com seus municípios, e o país, com os seus estados, à melhores dias, com pleno desenvolvimento das suas populações.
Neste momento, neste dia em o deputado federal baiano, ACM Neto, assume a Liderança do Democratas, na Câmara Federal, é um dia de júbilo e de pleno reconhecimento pela sua trajetória, de posições críticas e propositivas, que se transformam em afirmativas, passo a passo com o entendimento que o Brasil precisa de uma inflexão para uma gestão, com ação e competência, para assim, enfrentar os desafios que nos apresenta.
Os Deputados infrafirmados, no que dispõem o Regimento Interno desta Casa Legislativa, requerem dar-se conhecimento desta Moção ao Exmo. Sr. Deputado Federal, ACM Neto; ao Presidente do Democratas-Nacional, .....................; ao Exmo. Sr. Presidente do Congresso Nacional, Senador ..........; ao Presidente da Câmara Federal, Deputado ...............: ao Exmo. Sr. Senador, Dr. Antônio Carlos Magalhães Júnior; ao Presidente do Democratas-Bahia, Ex-governador e Ex-senador, Dr. Paulo Souto; ao Presidente da União das Prefeituras da Bahia, Prefeito .......... e a imprensa em geral.
Sala das Sessões, 19 de fevereiro de 2008
Bancada do Democratas