A entrevista foi dada na Rádio Nova Salvador FM
Secretário Rui Costa diz que PT sinalizará candidato em Salvador na hora certa (Foto/Ils)
Foto:
Em entrevista na Rádio Nova Salvador FM, o secretário da Articulação Estadual, Rui Costa, anunciou que o governo do Estado vai promover uma grande conferência entre os jovens em todo território da Bahia, visando encontrar um caminho para a inserção desse enorme contingente de pessoas no mercado de trabalho.
Rui não detalhou como será essa conferência do ponto de vista operacional e dos resultados que advirão do encontro, mas, está confiante de que o governo adotará "políticas públicas no sentido de reduzir as desigualdades sociais e promover a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho".
Segundo Rui, o governador Jaques Wagner é um entusiasta da idéia e o Estado se organizará com equipamentos profissionalizantes visando inserir essa moçada, segundo o secretário "sem perspéctiva à vista", no mercado formal de trabalho.
Rui aposta que este também será um caminho para reduzir a violência no Estado e o crescente índice de crimes que vem ocorrendo. De acordo com a opinião do secretário, desde que o Estado promova a inserção desse pessoa jovem no caminho da educação e do trabalho a violência diminuirá.
O secretário acha que o Estado está na direção certa e moldando seu modelo de governar diferenciado do que existia, anteriormente. Para Rui, essa é uma tarefa que envolve melhor qualidade na educação, na saúde, na segurança, nos direitos humanos e todos esses itens ele considera que o governo está melhorando.
Sobre os resultados práticos que poderão advir dessa conferência e das políticas públicas que serão incrementadas, Rui não tem dúvidas de que os resultados serão alcançados a médio-prazo. Entende que não será apenas um encontro de jovens, ou encontros territoriais de jovens, sem que resulte em algo concreto.
SUCESSÃO
EM SALVADOR
O secretário não quis arriscar um palpite sobre uma possível candidatura do PT a prefeito de Salvador, entendendo que o assunto ainda está em discussão e na hora certa "na hora do afunilamento nós vamos nos pronunciar".
COMENTÁRIO
DO BAHIA JÁ
É sempre louvável uma iniciativa dessa natureza.
Vale no entanto observar que o governo Wagner já está entrando em seu 15º mês e conferências territoriais dessa natureza (vide o que aconteceu na Cultura) demoram meses e até que sejam efetivadas as tais políticas públicas, o tempo já passou e os resultados são mínimos.
Daí que o governo deve ser mais ágil se quiser ter resultados mensuráveis e positivos. Não é uma tarefa fácil e pequena. E, voltando ao caso da Cultura, os resultados espaciais depois de 1 ano ainda não apareceram.
Que o governo do Estado tenha sucesso nesse novo pleito.