Veja a movimentação na Câmara de Vereadores
Dois blocos independentes deverão fazer oposição ao prefeito: PSDB/PDT; PT/PSB/PCdoB (F/D)
Foto:
O PSDB e o PDT estão negociando a formatação de um bloco independente na Câmara Municipal de Salvador para atuar neste ano eleitoral de 2008.
Um encontro foi realizado neste final de semana entre os vereadores Paulo Câmara (PSDB) e Odiosvaldo Vigas (PDT) e o secretário geral deste partido Alexandre Brust.
A proposta é atuar distante do "líder" do bloco de oposição Paulo Magalhaes Jr (DEM), que apoiou o prefeito João Henrique (PMDB), na votação do PDDU.
O bloco não dará a mínima atenção a Magalhães Jr entendendo que ele e o deputado ACM Neto estão alinhados com o prefeito e o ministro Geddel Vieira Lima.
Embora não tenha havido conversas entre o bloco PSDB/PDT com o PSB este partido também decidiu, neste final de semana, que sua representação na Câmara de Vereadores, constituída por 3 vereadores, deverá adotar uma postura de independência em relação ao prefeito João Henrique e adiou para o dia 12 de fevereiro, após a folia momesma, sua saída do governo municipal.
A deputada Lídice da Mata disse que, por enquanto o PSB não tem candidato a prefeito. Mas, quando tiver, deixará o governo". A rigor, a reunião da executiva do PSB apenas ganhou tempo passando o período da entressafra do verão/Carnaval para sair do governo após a folia do Momo Magro.
No mesmo caminho está o PT que deverá tomar sua decisão após dia 24 próximo quando este partido decidirá qual será o presidente de sua executiva estadual, se Marcelino Galo ou Jonas Paulo.
O deputado Nelson Pelegrino aposta que vai dar Marcelino, e o secretário das Relações Institucionais, Rui Costa, avalia que será Jonas Paulo.
Do jeito que a situação política está se organizando o prefeito João Henrique deverá enfrentar dois blocos de oposição ao seu governo: o primeiro constituido pelo PSDB/PDT e o segundo pelo PT/PSB/PCdoB/PPS. Ao primeiro bloco deverá se agregar o PV.
CASO VARELA
O bloco PSDB/PDT vai se alinhar com o apresentador da TV Itapoan, Raimundo Varela, e apoiará e subscreverá uma provável Comissão Especial de Investigação (CEI) na Câmara parar apurar a denúncia formulada pelo radialista e candidato do PRB à prefeito de salvador, dando conta de que vereadores teriam recebido R$300 mil, cada um deles, para aprovar o PDDU.
O novo bloco não assinará nada contra Varela em termos de ação judicial, o mesmo acontecendo com o PPS, de Virgílio Pacheco, visando processar o apresentador. O bloco entende que Varela é aliado e não adversário.
Ao contrário, o bloco admite que uma CEI será uma oportunidade valiosa para Varela apresentar as suas indagações e os empresários vinculados a ADEMI e Sinduscon serem convocados para depor e fazer as suas justificativas, assim como a secretária do Planejamento, Kátia Carmelo.
O bloco inclusive já tem uma lista de empresários que gostaria que fosse ouvida pela CEI. Segundo uma fonte do PSDB " eles terão muito que se explicarem".