Política

DEPUTADO EXIGE DA SESAB CONSEGUIR MEDICAMENTOS PARA EVITAR REJEIÇÃO

O deputado faz parte da bancada da oposição
| 11/01/2008 às 20:01
  O deputado Heraldo Rocha enviou mais um requerimento ao Secretário Jorge Solla da SESAB, solicitando esforços da secretaria no sentido de normalizar a distribuição do medicamento ciclosporina (CSA) no Hospital Ana Neri.

   O parlamentar inicia seu documento dizendo que os pacientes transplantados da Bahia que dependem da ciclosporina (CSA) - medicamento usado para evitar rejeição de órgãos transplantados (imunossupressão) - estão, mais uma vez, correndo sério risco de terem seus tratamentos interrompidos devido a falta deste produto na farmácia ambulatorial do Hospital Ana Neri, localizado no bairro de Caixa D'água em Salvador.

   No requerimento o parlamentar da Bancada de Oposição da Assembléia Legislativa ressalta que esta situação, que vem sendo precenciada desde o ano passado, se traduz numa avassaladora ameaça para os inúmeros transplantados de nosso estado, pois sem as doses necessárias desta medicação, ou simplesmente, se essas pessoas receberem com atraso a ciclosporina, muitas delas poderão perder o órgão transplantado, ocasionando assim - para o infortúnio e o martírio de muitos - a volta às estigmatizantes sessões nas temidas máquinas de hemodiálise.

  SEM PREVISÃO

O Líder do Democratas na AL relata que, segundo infomações cedidas pela presidente da Associação de Pacientes Transplantados da Bahia (ATX/BA), Sra. Márcia Chaves, a falta do medicamento CICLOSPORINA (CSA) de 50 mg, se notabilizou nesta 2ª semana de janeiro, mais precisamente em 09.01.2008. De acordo com a presidente, a direção do Hospital avisou que o produto não tem previsão de chegar.

Como paliativo, a farmácia do Ana Neri está dando dois comprimidos de 25 mg para cada paciente, com o objetivo de suprir a falta da dosagem de 50 mg. A permanecer essa estratégia, numa simples análise matemática, ocorrerá a falta desta dose de 25 mg em bem pouco tempo, haja vista que em outubro de 2007 faltou a dosagem de 25 mg nesta unidade hospitalar.

O parlamentar pontua em seu documento que a falta deste medicamento extremamente essencial para a vida e recuperação dos transplantados, aliada a outros episódios relacionados ao segmento - como a superlotação ocorrida em 2007 do setor de hemodiálise do Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador -, é mais um exemplo do caos em que se encontra a saúde pública estadual.

Heraldo Rocha lembra que não é de agora que a este e outros problemas da área da saúde na Bahia vem sendo denunciada e debatida pela bancada de oposição da Assembléia Legislativa, através de inúmeros pronunciamentos dos Deputados que a compõe, bem como, pelos diversos documentos reivindicatórios de autoria dos mesmos, direcionados aos muitos órgãos reprensentativos da sociedade civil.

O deputado finaliza seu requerimento solicitando do secretário Jorge Solla o envidamento de esforços da SESAB no sentido de normalizar, urgentemente, a distribuição do medicamento CICLOSPORINA (CSA) no Hospital Ana Neri, garantindo assim, a pontualidade na distribuição deste produto, por conseguinte, proporcionando a necessária e requerida tranqüilidade e conforto aos transplantados de nossa terra, que se traduz numa coletividade merecedora do nosso total apreço e atenção, pois a saúde pública é uma coisa muito séria e não se pode hesitar com um assunto de extrema importância.