A sessão continua na Câmara
Aprovação do PDDU: prós e contra na galeria da Câmara de Vereadores (Foto:BJ)
Foto:
O rolo compressor do prefeito João Henrique (PMDB) para aprovar o PDDU - Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano - de Salvador provocou um racha na bancada do PMDB na Câmara nesta manhã de quinta-feira, 28, com desentendimento entre o vereador Silvoney Sales, a secretária Kátia Carmelo, do Planejamento, e o líder da maioria da Casa, vereador Sandoval Guimarães.
Por determinação da secretária Carmelo, que está despachando no gabinete do vereador Sandoval, foram retiradas emendas de Silvoney relativas ao Caminho das Árvores. Silvoney então protestou em plenário e disse que as emendas tinham sido acordadas com a secretária. Esta então negou. Silvoney partiu para a tréplica, confirmou que a secretária solicitara as emendas e disse: "Eu não sou mentiroso. Mentirosa é você" apontando para a secretária.
Sob os olhares atônitos dos vereadores, da imprensa e de populares no plenário Silvoney foi à retaliação e mandou retirar a emenda que havia proposto para a área do Comércio, o que, mantém a escala do gabarito atual e inviabilizaria a construção do Hotel Hilton.
O vereador Beto Gaban, que é relator da matéria geral do PDDU, acatou a sugestão de Silvoney e o rolo aumentou.
Neste momento, Gaban lê o relatório e a secretária está reunida com o vereador Sandoval Guimarães no seu gabinete.
Bombeiros estão procurando Silvoney para acalmá-lo. Silvoney já disse que vota a favor do PDDU, mas, será contra a aprovação do Projeto do Lixo que prevê concessão de 20 anos para as empresa, em contrato de R$4 bilhões.
O espírito de Osório Vilas Boas baixou de vez na Câmara dos Vereadores.