Política

DEM ADERE A APROVAÇÃO DO PDDU E DEIXA DE SER OPOSIÇÃO AO PREFEITO JOÃO

A decisão foi anunciada pelo vereador Paulo Magalhães Jr.
| 21/12/2007 às 22:05
  A posição do Democratas em votar a favor do PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano) apresentado à Câmara de Vereadores pelo prefeito João Henrique (PMDB), em afirmativa do vereador e líder do DEM na Casa, Paulo Magalhães Júnior, muda a correlação de forças na Casa e pode garantir a aprovação do plano na próxima quinta-feira, 27.

  Mas, não é só isso. Quebra com essa decisão toda a trajetória do Democratas em relação a Prefeitura de Salvador na medida em que, aderindo em bloco ao prefeito, perde substância no discurso de oposição que vinha empreendendo há anos e isso terá rebatimento na candidatura do deputado ACM Neto a prefeito de Salvador, em 2008.

  Desde que seja confirmada a posição do DEM na votação do plenário, qualquer que seja o acordo feito entre as partes para o acatamento de concessão de emendas ao projeto, negado pelo líder do governo, vereador Sandoval Guimarães de que houve "acordo antecipado" (portanto, joga-se com a especulação) o deputado ACM Neto não poderá mais empunhar a bandeira de oposição à administração do prefeito João Henrique.

  A rigor, segundo comentários de vereadores ligados ao PSDB, o DEM teria sucumbido ao lobby empresarial (muito forte na Câmara) para aprovação da matéria, o que beneficiaria projetos de construção civil na orla Atlântica.

  Independente disso e da argumentação pouco convincente de Magalhães Jr. o preço político será cobrado nas eleições. Adesão é sempre adesão. O prefeito João Henrique deve se encontrar em estado de graça. Belo Papai Noel.