Se você for ao Litoral Norte peça proteção à Polícia
O vice-líder da Oposição, deputado João Carlos Bacelar (PTN) diestacou no plenário da AL que Governo Jaques Wagner assumiu publicamente o fracasso da Segurança Pública no Estado e ainda se exime de responsabilidade quando o cidadão é vítima de algum tipo de violência.
O maior exemplo disso é a divulgação oficial do governo do estado (www.agecom.ba.gov.br) informando que a responsabilidade pelo assalto de um grupo de 17 turistas europeus, anteontem, na Estrada do Coco, foi responsabilidade do hotel que não pediu escolta policial, conforme a titular da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), delegada Maritta Souza.
Ela diz que "a ação dos assaltantes foi facilitada pelo fato de o hotel onde o grupo se hospedaria não ter solicitado a escolta da Polícia Militar. Ela garante que normalmente os grupos de turistas, que desembarcam no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães e se dirigem para os hotéis do Litoral Norte, são escoltados por integrantes da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e que desta vez, não houve a solicitação", conforme matéria oficial do Governo do Estado.
"Tenho certeza de que não houve falha da Polícia", enfatiza a delegada no texto. "Ora, a Polícia baiana inventou uma nova modalidade, já que não tem mais como dar segurança a população. Faz, agora, escolta a grupos, sobretudo de turistas, já que não pode conter a ação de criminosos no Litoral Norte.
Está assumindo o fracasso, a falência total do sistema de segurança do estado. E a informação é oficial. Está no site de comunicação do governo baiano e foi dada pela delegada Maritta Souza, titular da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur).
Quer dizer, a responsabilidade de conter assaltos não é mais dos organismos de segurança, mas da população - no caso dos turistas - que têm que cumprir regras como solicitar escolta policial para não ser assaltada. Inverteu-se totalmente a lógica. O Estado não tem mais que oferecer segurança, mas o cidadão é que tem que se precaver para evitar ser assaltado", constatou Bacelar.
De acordo com o parlamentar, a situação se torna mais grave quando se leva em consideração que é o próprio Estado que propõe a criação de escolta a veículos de turistas, em reunião ocorrida na última sexta-feira, no Quartel dos Aflitos, em que participaram a Associação dos Hotéis e a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), entre outras entidades. "