Política

PESQUISA DATAFOLHA CAUSA POROROCA NA SUCESSÃO MUNICIPAL DE SALVADOR

O PT está fora do processo eleitoral em Salvador, como cabeça de chapa
| 09/12/2007 às 16:10
  A pesquisa DataFolha publicada hoje, 9, sobre a sucssão em Salvador provocou comentários dos candidatos e uma pororoca nos meios políticos da capital, especialmente na base aliada do governo municipal (que é a mesma do estadual) revelando que a disputa pelas Executivas Estadual e Municipal do PT, no próximo domingo, 16, vai ferver durante a semana que se inicia amanhã. 10.


  O ministro Geddel Vieira Lima é só sorissos com seu candidato a reeleição, o prefeito João Henrique, considerado a maior surpresa da pesquisa, ocupando uma posição entre segundo e terceiro lugares, quando, em pesquisas anteriores estava sempre em quarto e quinto lugares. A rigor-rigor, considerando que a pesquisa tem uma margem de erro de 5 pontos, Varela, João, ACM Neto e Imbassahy estão embolados na disputa.
 
  O deputado ACM Neto disse que ficou satisfeito com os resultados embora ainda não tenha decidido se será mesmo candidato. "Só decidiremos sobre quem será o candidato do Democratas depois do Carnaval. No momento, estou percorrendo os bairros da cidade para conhecer de perto as necessidades da população de Salvador", disse ACM Neto, que na última sexta-feira esteve no bairro da Valéria.


  O deputado analisou que, pela margem de erro de cinco pontos da pesquisa, há um empate técnico entre o apresentador Raimundo Varela, o prefeito João Henrique Carneiro, Imbassahy e ele próprio. "É uma disputa muito embolada e acirrada. Mas acredito que a população de Salvador estará mais atenta ao processo eleitoral após o Carnaval, como tradicionalmente acontece. Esse é o momento de todos que amam esta cidade discutirem conjuntamente os seus problemas", acredita. 

   IMBASSAHY

   O candidato tucano, Antonio Imbassahy, afirmou ao BJ que reconhece a credibilidade do DataFolha, mas, fez a ressalva de que o resultado da pesquisa publicada hoje pela Folha de São Paulo é completamente diferente das já realizadas por outros institutos que promoveram trabalhos para vários partidos.

   Imbassahy reconhece que há uma pulverização do eleitorado escolhendo vários nomes, sem uma preferência hegemônia por A ou B, e isso vai se aprofundar a medida que o processo eleitoral se aproxime das datas de convenções e do pleito. "Recebi a pesquisa com muita tranquilidade e estaremos firmes na disputa", frisou.

   VARELA

   O apresentador Raimundo Varela encontra-se em São Paulo. Foi comemorar junto a direção nacional da Record, ao lado de Alexandre Raposo, o mentor de sua candidatura. A pesquisa, com certeza, dará fôlego a sua candidatura e, nos bastidores, Varela está conversando bastante com ACM Neto.

   PT

   A situação do PT é a mais complicada. Os números de Nelson Pelegrino e Walter Pinheiro são sofríveis. O partido patina em indecisões internas e externas, o governador passa por um momento ruim na capital, há indicadores de que sua avaliação entre os baianos é bem melhor no interior do que em Salvador, e essa ambivalência do PT, de ser ou não ser, coloca o partido praticamente fora do processo sucessório numa cabeça de chapa.

   LÍDICE DA MATA

   Ninguém imagine que a ex-prefeita esteja fora do processo. Tem taxa de rejeição baixa e há setores internos no PT que preferem apoiar a candidata do PSB a João Henrique. Além disso, calada-calada, Lídice está pontuando entre 9 e 10%, o que é um percentual relevante.