Para Javier o circo é uma casa de cultura e de convivência, fazendo parte da história do povo brasileiro,. "só que muita coisa mudou, não se pode esquecer que muitos picadeiros mais parecem verdadeiros zoológicos". O debate sobre a proibição de animais em circo,ganhou novos espaços na sociedade, e as instituições de proteção animal, estão dispostas a sensibilizar e mobilizar a população, conscientizando-a que a luta é justa e necessária .
PROTEÇÃO
E DEFESA
DOS ANIMAIS
Documento assinado pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal - federação que congrega mais de 150 entidades de bem-estar animal do Brasil registra que "a questão ora enfrentada não é apenas jurídica, mas também de ordem filosófica. Enquanto se continuar ensinando às crianças que os animais existem para servir aos homens e que, como seres inferiores merecem ser utilizado ou escravizado, dificilmente essa triste situação mudará".
Nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco,a lei que proíbe a utilização de animais em espetáculos circenses,já está sendo aplicada , assim como mais de 40 municípios brasileiros, dentre eles Porto Alegre, Florianópolis e Campinas, no interior de SP.