Política

NOVELA RENAN: CCJ ENVIA PARECER AO PLENÁRIO E RECOMENDA CASSAÇÃO

A votação pode acontecer na próxima semana
| 28/11/2007 às 12:10

  Por 17 votos a 3, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou hoje o relatório do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) que recomenda o envio ao plenário do parecer do senador Jefferson Péres (PDT-AM) que pede a cassação do mandato do presidente licenciado da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), por quebra de decoro parlamentar.

  Nesse processo, Renan é acusado de usar "laranjas" para comprar um grupo de comunicação em Alagoas.



  A CCJ não analisa o mérito do processo, apenas a constitucionalidade do relatório de Péres, aprovado no Conselho de Ética do Senado no dia 14.


  Com a decisão de hoje da CCJ, a expectativa é que o processo contra Renan seja julgado entre terça (4) e quarta-feira (5) da próxima semana. A sessão que julgará o processo será aberta, mas a votação continuará secreta (o que pode beneficiar Renan).


   Em licença desde 11 de outubro, Renan deveria retornar à presidência do Senado na última segunda-feira (26). Mas na semana passada ele pediu para renovar a licença por mais 34 dias. O novo período de licença vai de 25 de novembro (quando venceria o primeiro período) até 29 de dezembro.


   Renan renovou a licença depois do presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), adiar para o início de dezembro a votação do processo de cassação que tramita contra ele.

  Na opinião do relator, o fato da sociedade oculta ter ocorrido antes de Renan assumir a cadeira no Senado não livra o peemedebista da quebra de decoro parlamentar.