As declarações são do deputado José Carlos Aleluia (DEM)
"Os elogios ao venezuelano Hugo Chávez e o assalto ideológico ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea não podem ser vistos separadamente. São dois gestos significativos em direção ao autoritarismo e que reafirmam o DNA autoritário do presidente Luiz Inácio Lula da Silva", declarou o deputado José Carlos Aleluia (Democratas-BA).
Ele lembrou que ainda no primeiro mandato o presidente da República encaminhou ao Congresso Nacional proposta de criação do Conselho Federal de Jornalismo - com o qual pretendia monitorar a mídia através de pelegos da CUT -, que foi prontamente combatida pela oposição e por segmentos da sociedade, como a OAB.
Lula também buscou controlar a produção de audiovisuais. "Frustradas as tentativas de controle da mídia e dos audiovisuais o governo petista partiu para o aparelhamento da máquina estatal sem precedente. O mais grave é que os cargos foram e estão sendo destinados a aloprados mensaleiros e pelegos da CUT, comprometendo o País, hoje e amanhã, pois mesmos áreas de pesquisas estão sendo comandadas por técnicos desqualificados, cujo atributo único é a carteirinha do PT ou de aloprados amigos", lamentou.
CASO IPEA
O Ipea, disse Aleluia, existe há mais de quatro décadas. Foi criado com o objetivo de enfatizar as atividades de planejamento de médio e longo prazo para o desenvolvimento econômico e social do país, para formular, elaborar acompanhar e avaliar políticas públicas e para apoiar a realização dos principais projetos e atividades governamentais, além de identificar novas metodologias de pesquisa e dar destaque ao estudo de metodologias aplicadas em outros países e desenvolver sistemas de avaliação de políticas públicas com ênfase nos processos de inclusão social e de redução das desigualdades.
"O Instituto passou pelo regime autoritário e fez a transição democrática sem interferência do Estado. Afora a credibilidade e competência de seus técnicos, vem de sua independência o respeito consagrado ao longo dos anos. Agora, Lula comete no Ipea o mesmo aparelhamento que desmoralizou instituições sérias como a Caixa Econômica, o Banco do Brasil, a Petrobras", criticou Aleluia.
Para o líder Democratas, o elogio a Chávez e a descaracterização do Ipea poderiam ser atribuídos ignorância de Lula, mas não é assim tão simples. "Há por trás desses gestos e ações a clara intenção de perpetuar-se no poder. Basta conhecer os textos produzidos pelos aloprados, antes mesmo da posse de Lula, em 2003. O PT não tinha um projeto para o País, mas tinha um projeto de poder, que passaria naturalmente pelo aparelhamento do Estado e que resultou na montagem da quadrilha denunciada pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, comandada, nas palavras de Lula, pelo ´capitão do time´, José Dirceu", finalizou Aleluia.