No primeiro evento oficial da Bahia de pré-campanha eleitoral, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), vai hoje a Itabuna participar, às 16 horas, na Câmara de Vereadores, do lançamento do nome do deputado estadual Fábio Santana a prefeito.
Disposto a concorrer às eleições do ano que vem com as duas grandes forças da política local - o PT do ex-prefeito Geraldo do Simões e o DEM do prefeito Fernando Gomes - o deputado do PMDB, conhecido como Capitão Fábio, considera a presença do ministro no lançamento "um impulso decisivo na arrancada".
"O prestígio político de Geddel, tanto na Bahia como no país, acrescenta, e muito, viabilidade de vitória ao PMDB de Itabuna", afirma o deputado de primeiro mandato, eleito com os votos da região. Para o presidente estadual do partido, Lúcio Vieira Lima, a apresentação do Capitão Fábio na disputa eleitoral de Itabuna renova o cenário político local, há duas décadas revezando Geraldo e Fernando na prefeitura.
"O PMDB traz novas idéias na liderança crescente do Capitão Fábio", afirma Lúcio, que organizou o lançamento da pré-candidatura para ocorrer durante o Encontro Regional do partido, no qual estarão presentes prefeitos, vereadores e lideranças de mais de 40 municípios do Sul baiano. O evento está anunciado em faixas por toda a cidade e tem previsão de reunir mais de 2 mil pessoas.
Durante o Encontro Regional, o pré-candidato vai apresentar inclusive as primeiras propostas de governo, que estão sendo costuradas junto com técnicos, professores e lideranças de órgãos representativos da região, como a Ceplac e a Universidade Estadual de Santa Cruz. A revitalização do rio Cachoeira, cuja poluição causou a mortandade de peixes nesta semana, é um dos itens do seu programa de governo.
"Prestes há completar 100 anos, Itabuna tem como maior desafio a questão ambiental. Precisamos de uma prefeitura que faça saneamento em todos os bairros, drenagem e pavimentação das ruas", afirma Fábio Santana ao informar que, na condição de deputado, já está cuidando da revitalização do rio que corta Itabuna. A seu pedido, o ministro Geddel enviou em setembro técnicos do Ministério da Integração para fazer no rio Cachoeira os estudos que subsidiarão o projeto técnico da revitalização.