Política

CANDIDATO A PREFEITO DE ITACARÉ JÁ LEVA REIVINDICAÇÕES A GEDDEL

As informações da matéria são da Assessoria de Imprensa do PMDB
| 07/11/2007 às 10:12
Lauro Setúbal, empresário, 61 anos, é pré-candidato a prefeito de Itacaré, pelo PMDB (F/Div)
Foto:
  Na primeira disputa a um cargo eletivo, o pré-candidato a prefeito do PMDB de Itacaré, Lauro Setúbal, já conseguiu arregimentar o apoio de sete partidos - PSB, PDT, PPS, PR, PTC, PTN e PHS - e de 52 postulantes a vereador. "Sou estreante em eleições, mas não sou neófito no assunto", avisa. Empresário, 61 anos, itacaraense de nascimento, Setúbal informa que o avô elegeu-se prefeito por duas vezes e o pai foi vereador. "Tive também primo prefeito e tio vereador. Nasci e me criei na política".

A herança não nega. Há um ano das eleições, ele identifica as principais medidas a tomar para melhorar a administração da cidade de 22 mil habitantes ao Sul da Bahia, que é uma dos mais belos destinos turísticos do Brasil. "Um bom gestor tem de planejar como e onde investir os recursos públicos. Pretendo criar uma Controladoria, para fiscalizar os gastos e reduzir o desperdício, e uma Ouvidoria que acompanhe as prioridades da população".

Uma das prioridades, Lauro Setúbal já levou ao ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima: a recuperação da estrada Itacaré -Taboquinhas, que dá acesso a cachoeiras, rios e belezas naturais da região. "Já conseguimos o compromisso do ministro de cuidar desse trecho fundamental para o turismo que está em péssimas condições", anunciou o pré-candidato que ingressou neste ano ao PMDB, o partido de Geddel, a convite de um antigo aliado do ministro, Asclepíades de Almeida, o Bêda, prefeito da vizinha Ubaitaba.

Para Setúbal, a queda do número de turistas em Itacaré não decorre apenas do caos aéreo, que vem prejudicando o setor em todo país. "Esse é um problema mais recente. O declínio em Itacaré vem de antes. A cidade está feia e maltratada. Afugenta nossos visitantes", afirma ele, que é contundente nas críticas à atual administração, de Jarbas Barros (DEM). "O prefeito não investe em iluminação, nem em saneamento, nem em urbanização e a prefeitura está sempre sem dinheiro para honrar seus compromissos".

Formado em administração de empresas, ele acredita que o estímulo às vocações econômicas locais, com capacitação de mão-de-obra local, é a forma de assegurar crescimento e distribuição de renda. "Itacaré vive primordialmente do turismo. Tem atraído hotéis de grande porte como o Uirapuru e o Txai, mas falta uma gestão pública capaz de focar e investir na atividade turística, cuidar da urbanização e qualificar os profissionais que recebem os turistas. É para fazer isso que decidi me candidatar".

Cultura e esporte também estão nos planos de governo do peemedebista, que pretende investir na manutenção e recuperação do patrimônio histórico da cidade e promover o esporte. "Temos todas as condições naturais para incentivar nossos jovens e formar atletas de elite", afirma. As praias de Itacaré atraem surfistas de todo o mundo e o município tem revelado atletas de qualidade, como o itacaraense Vilson Nascimento, medalhista da canoagem nos jogos Pan Americanos do Rio.