O deputado Heraldo Rocha é membro da Comissão de Saúde da AL
O deputado Heraldo Rocha, líder do Democratas, enviou requerimento para a Secretaria Estadual de Saúde solicitando a apuração dos fatos presenciados por ele, e por outros parlamentares do legislativo baiano, em recente visita à Maternidade Albert Sabin, localizada no bairro de Cajazeiras.
Na Sabin, segundo o deputado, foi constatado total colapso dos serviços ofertados por esta unidade hospitalar aos moradores deste bairro e bairros adjacentes quando para lá se dirigem buscando atendimento médico.
Ausência de diretores na unidade, a falta de médicos anestesistas nos plantões, a extenuante demora do atendimento aos que alí chegam, a dificuldade das mulheres colocarem um simples DIU, de conseguirem um anticoncepcional ou realizarem um preventivo.
No que se refere à falta de anestesistas numa maternidade, como médico por profissão, o parlamentar acrescentar que revela-se enormemente arriscado tal situação, especialmente numa eventual emergência médica, onde, sabidamente, a presença deste profissional se traduz de vital importância, principalmente durante o atendimento a um parto que tenha sido programado como normal, e que porventura venha a ter uma complicação no procedimento, necessitando, portanto, de uma cirurgia urgente. H
PREOCUPADO
Heraldo Rocha informa que na condição de deputado integrante da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa da Bahia, preocupado com a qualidade dos serviços públicos prestados pelos órgãos estaduais diretamente ligados a área médica, e como cidadão, solicita do secretário Jorge Solla o envidamento de esforços da SESAB no sentido de apurar os citados fatos.
Informações fornecidas pela própria SESAB, veiculadas no site da AGECOM e nas páginas do Diário Oficial do Estado, onde se noticia que a falta de anestesistas na Albert Sabin não está comprometendo as demais unidades de assistência obstétrica da rede estadual, unidades que, em virtude dessas transferências, conforme informações da central de internação cedidas à mídia local, estão causando uma sobrecarga na rede, além de destinar grandes transtornos aos pacientes que porventura forem transferidos, especialmente quando sabemos da grande distância entre o bairro de Cajazeiras (onde fica a Albert Sabin) e as outras unidades capacitadas para tal intervenção. Fonte: Assessoria de Comunicação do Deputado Heraldo Rocha