A moção será apresentada nesta segunda-feira, 29, pelo deputado Heraldo Rocha
O deputado estadual Heraldo Rocha dará entrada, nesta segunda-feira (29), na Secretaria Geral da Mesa da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, numa Moção de Congratulações aos funcionários da montadora Ford na Bahia por completarem a marca de 1.000.0000 de veículos produzidos no Estado.
Em seis anos de inaugurado, a empresa comemora mais de um milhão de carros produzidos em suas instalações localizada no município de Camaçari, operando a plena capacidade, com três turnos de trabalho. A unidade registra uma produção média de 250 mil veículos por ano, 912 por dia e um a cada 80 segundos, elevando, como resultado, a participação da fábrica no mercado brasileiro de 6% para 12%.
O parlamentar informa também que o sucesso de produção da fábrica Ford na Bahia, desde sua implantação, deve-se, grandemente, à capacitação, ao profissionalismo, e ao fato de todos os baianos funcionários desta montadora de veículos demonstrarem um grande amor pelo que fazem.
"Os trabalhadores, sem exceção, são, de fato, os grandes responsáveis por esta conquista, desmistificando e consolidando, de sobremaneira, o talento e a capacidade dos filhos da terra para o trabalho, superando os inúmeros desafios ao longo dessa trajetória" assegura o deputado.
MOMENTO
Heraldo Rocha diz também que estse marco de produção coincide com o bom momento do setor automotivo nacional, conseguido principalmente em virtude da instalação da Ford na Bahia que foi, sem dúvida nenhuma, uma alavanca, não apenas na ampliação da economia estadual, mas também na sua diversificação industrial.
Registra que não pode deixar de ressaltar em mais essa conquista baiana o importante e decisivo papel do ex-senador Antonio Carlos Magalhães na história da Ford na Bahia. Lembra que, em 1999, na simbólica data de 2 de Julho, ACM enfrentou o presidente FHC - então seu aliado - e todo o Brasil pelo projeto automotivo do Nordeste, que viabilizaria a vinda da Ford para o estado.
Por pressões de políticos sulistas, Fernando Henrique não queria aprovar o projeto que facilitaria a implantação da montadora. ACM subiu à tribuna do Senado para avisar que sairia da base do governo se o projeto não fosse aprovado. No mês seguinte, a Medida Provisória que viabilizava a Ford na Bahia finalmente foi promulgada pelo Senado.
O documento cita que o processo de implantação da quarta fábrica da Ford no país começou com a aprovação e implantação, em março de 1997, do Regime Especial Automotivo. Porém a Bahia só entrou na disputa pelo complexo automobilístico, de fato, após a desistência da montadora pela implantação da unidade no Rio Grande do Sul, em abril de 1999. Outros estados, como São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais, também entraram na briga.
Visando arrematar definitivamente o investimento, a Bahia ofereceu condições especiais e todo o apoio necessário para a montagem da unidade industrial no estado. Antes disso, a bancada baiana, liderada pelo senador Antonio Carlos Magalhães, conseguiu, no Congresso Nacional, a prorrogação do Regime Especial Automotivo para o Nordeste, Norte e Centro-Oeste.
INCENTIVOS
Dessa forma, foram garantidos os incentivos necessários para viabilizar a instalação da unidade automotiva. A luta pela Ford teve seu marco no dia 16 de junho de 1999, quando a companhia anunciou oficialmente a decisão de instalar o complexo Amazon na Bahia. Pouco mais de dois anos depois, dia 12 de outubro de 2001, a fábrica foi inaugurada no município de Camaçari.
O primeiro veículo da linha Amazon, o novo Ford Fiesta, começou a ser produzido no dia 3 de maio de 2002, quando o veículo foi lançado mundialmente. Construído num tempo record de apenas dois anos, o complexo automotivo da Ford no Nordeste ainda é considerado o maior investimento feito pela montadora no mundo, com recursos que somam US$1,9 bilhão. I
nstalado numa área total de 4,7 milhões de metros quadrados (1,6 milhão de metros quadrados de área construída). A unidade baiana detém uma tecnologia de última geração, além de um dos mais altos níveis de automação. Com um modelo de produção que serve como projeto piloto para a Ford mundial, conhecido como montagem modular seqüenciada, a fábrica conta com mais de 512 robôs e sistemas eletromecânicos, que atuam em áreas críticas em termos de segurança e qualidade.
Além disso, o complexo tem como diferencial a participação direta dos fornecedores na linha de montagem e no processo de produção. Atualmente, o pólo integra 27 das 30 empresas sistemistas. No quesito social, o complexo automotivo Ford de Camaçari também saiu na frente. Atualmente, a fábrica gera mais de oito mil empregos diretos e cerca de 80 mil postos de trabalho indiretos. O
s moradores da cidade e regiões vizinhas também foram beneficiados com a melhoria da infra-estrutura nas áreas de transportes, educação, saúde e comunicação. Segundo a empresa, 90% dos seus colaboradores são da própria região, principalmente dos municípios de Camaçari e Dias d'Ávila.
PROCESSO ECOLÓGICO
A Moção também menciona que, quando comparada com as outras indústrias automobilísticas brasileiras, a unidade baiana se destaca por ser a primeira do país a adotar o processo ecológico de tratamento de esgotos sanitários, mais conhecido como terras úmidas (wetlands).
O sistema permite que a empresa faça o reaproveitamento da água resultante no processo de irrigação de jardins, além de gerar biomassa para a produção de adubo, que, segundo a Ford, possui uma boa qualidade e um baixo custo. Heraldo Rocha finaliza o documento dizendo que ao festejarmos a marca de um milhão de veículos produzidos pela fábrica da FORD na Bahia, além de saudar e parabenizar o brilhante desempenho de todos os trabalhadores que compõem este complexo automotivo.,