Escolhido pelo PMDB para ser o candidato a prefeito de Alagoinhas nas eleições 2008, Juscélio Carmo faz forte oposição ao PT local, liderado pelo prefeito Joseildo Ramos, que, em segundo mandato, apóia o nome de seu companheiro petista, Elionaldo de Faro Teles, secretário de Governo.
A situação de Alagoinhas é um exemplo de como disputas locais farão de algumas cidades exceção ao projeto do presidente do PMDB, Lúcio Vieira Lima, de aliançar-se preferencialmente ao PT. As declarações de Juscélio nesta entrevista não deixam dúvidas sobre a cisão local da parceria estadual: "O que vemos há sete anos são obras de manutenção. Chamo esse governo do PT em Alagoinhas de ‘governo basicão'".
Com o histórico de ter obtido 10 mil votos em 2006, a maior do município para um deputado federal, Juscélio tem conquistado apoio popular e de forças de oposição ao PT. Entre os projetos do pré-candidato peemedebista para desenvolver Alagoinhas estão a construção de uma usina de reciclagem, outra de processamento de mamona para biodiesel, investimento em cerâmica e a criação de uma secretarias especificas para agricultura, pecuária e meio ambiente.
ESTRATÉGIA
Segundo a assessoria de imprensa do PMDB, a estratégia que o partido traçou em Alagoinhas é a de buscar apoios populares. O município vem sendo governado ao longo dos últimos sete anos por um prefeito do PT, que não atendeu às expectativas da população. "Por onde ando percebo que a população está ansiosa por mudanças. Tenho conversado com as pessoas no centro e nos bairros, ouvido a classe média, a classe alta e as camadas mais pobres da população. Em todos, observo a vontade de mudar, de ver um projeto novo na prefeitura de Alagoinhas", diz o candidato.
"Quando eu cheguei no PMDB, há três ou quatro anos atrás, o partido não tinha sequer um vereador. Se nas eleições passadas não tínhamos nada, nestas eleições estamos fortes. Temos muito companheiros dispostos à fazer o partido crescer. A primeira eleição de prefeito que o PMDB vai disputar nessa nova fase é conosco. Eu me candidatei a deputado federal em 2006 e o partido obteve a maioria dos votos em Alagoinhas. Acredito que o PMDB fará três vereadores dos 11 que compõem a Câmara Municipal. Com a coligação, creio que teremos maioria na Casa" assegura Juscélio.
A COLIGAÇÃO
Nós sabemos que ninguém ganha eleição sozinho e por isto, estamos buscando apoio. Já conversamos com PRTB, que é o grupo que fazia parte do PSDB em Alagoinhas e que vai marchar conosco.
Existe o sentimento no DEM de não apoiar o PT. Estamos conversando bastante com o PCdoB, que é um grupo importante no município e grande parte do grupo prefere aliança com o PMDB do que com o PT. Temos, portanto, a possibilidade de apoio de quase todas as lideranças que fazem oposição ao PT. O prognostico é muito bom em relação às alianças que vão se formar em torno do nosso nome. O que posso assegurar é que vamos formar uma chapa extremamente forte e competitiva.