Acompanhe a ceimônia na AL
O cardel Majella lendo sua mensagem na Assembléia Legioslativa da Bahia (Foto/Div)
Foto:
O cardeal Dom Geraldo Majella, arcebispo primaz do Brasil, foi contemplado na Assembléia Legislativa com a medalha deputado Luís Eduardo Magalhães, outorgada a partir da aprovação em plenário do projeto de resolução apresentado pelo
deputado Clóvis Ferraz (DEM). A comenda é a mais importante existente no parlamento estadual e foi criada após o falecimento do seu patrono, sendo outorgada até agora apenas a quatro personalidades.
Mineiro, natural de Juiz de Fora, o cardeal arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil dom Geraldo Majella Agnelo foi ordenado sacerdote em junho de 1957. Durante os 50 anos de sacerdócio demonstrou total entrega à vida religiosa, tendo assumido diversos cargos na hierarquia da igreja católica no Brasil e em Roma.
Além do ministério episcopal foi Diretor e professor da Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busato de Toledo, Vice- Presidente do Conselho Latino-Americano - CELAM, membro do Pontifício Conselho de Migrantes e Itinerantes e um dos presidentes para a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, entre outros inúmeros cargos.
Nomeado pelo Papa João Paulo II arcebispo metropolitano de São Salvador da Bahia, dom Geraldo Majella tomou sua posse canônica em 11 de março de 1999, quando iniciou sua missão na Arquidiocese Primaz do Brasil. Desde então, tem se dedicado à missão de recuperar a vida religiosa na Bahia e no Brasil. Com uma trajetória de vida devotada à palavra cristã, dom Geraldo é um importante líder católico, preocupado com a justiça, a paz, a ética e a igualdade social. Na Bahia, a sua contribuição tem sido inestimável não só no campo religioso, como no social. Por todos esses méritos dom Geraldo Majella, é merecedor da Comenda Luís Eduardo Magalhães.
O deputado conta um pouco da historia do Cardeal homenageado e ressalta "estes dados, meus senhores, são apenas uma síntese da brilhante trajetória religiosa do cardeal que continua sendo uma pessoa simples, humilde e fiel a suas amizades. Tais traços de caráter agregam a sua personalidade características muito peculiares: valoriza o outro, confia nas pessoas e nunca se preocupa com o reconhecimento".
"Na atual sociedade urbana, eivada pelo individualismo e exagerado consumismo, pela competição desenfreada, perda das tradições e valores culturais e dos valores humanitários, o Cardeal tem trabalhado pelo resgate da solidariedade, do acolhimento, da distribuição equânime das riquezas, pela ajuda aos excluídos e principalmente pela valorização dos ensinamentos cristãos.
Por tudo isto, as comemorações pelos 50 anos de sacerdócio do Cardeal que ora fazemos, ainda se afiguram pequenas em frente aos grandes valores de que se reveste o nosso homenageado. Assim, a Bahia e o Brasil, agradecem a Deus pela existência de Dom Geraldo, festejada amanhã, quando completa 74 anos". Concluiu o deputado Clóvis Ferraz