O ofício circular será respondido, imediatamente
Dep Rodrigo Maia chama "infiéis" de "trânsfugas" e vai requerer ao STF mandato de todos (F/Div)
Foto:
O presidente nacional do Democratas, deputado federal Rodrigo Maia, encaminhou uma correspondência, hoje, 18, a todos os presidentes de diretórios e comissões provisórias estaduais e municipais do país, ofício circular, solicitando a remessa "a esta direção nacional, o mais breve possível, a relação de todos aqueles que, eleitos pelo partido, apresentaram pedido de desfiliação após o dia 27 de março deste ano".
O ofício informa, ainda, que "nosso desejo é demandar judicialmente contra todos os trânsfugas", na linguagem da política aquele que muda de um partido para o outro. Na linguagem da caserna (militar) aquele desertor.
O ex-governador Paulo Souto, presidente regional do Democratas na Bahia, não quer falar sobre o assunto, sobretudo porque envolve um dos seus dissidentes mais notórios, o senador César Borges, agora no PR, mas, vai cumprir a determinação do presidente Rodrigo Maia à risca.
Ou seja, vai enviar o nome de todos os trânsfugas baianos para o presidente nacional do partido, o qual, para facilitar a vida dos diretórios criou até um e-mail especial, o fidelidade25@democratas.org.br
Rodrigo Maia lembra também no ofício encaminhado aos presidentes regionais que "esse louvável posicionamento do Supremo Tribunal Federal e do TSE encontra respaldo no estatuto dos Democratas, que prevê em seu artigo 98 a perda de mandato eletivo nos casos de infidelidade e desfiliação".
A rigor, a determinação do Democratas em relação a Bahia não atinge somente o senador César Borges e a deputada Jusmari Oliveira. Engloba deputados estaduais, prefeitos e vereadores.