Política

JUTAHY CLASSIFICA DECISÃO DO SUPREMO COMO MARCO HISTÓRICO NA POLÍTICA

Jutahy Magalhães Jr. é deputado federal pelo PSDB
| 05/10/2007 às 15:01
   Um dos primeiros políticos baianos a preverem que o Supremo Tribunal Federal apertaria o cerco contra o troca-troca partidário, o deputado federal Jutahy Jr. (PSDB-BA) classificou ontem o julgamento do STF como um marco histórico que promoverá uma revolução positiva nos costumes políticos brasileiros.

  Para Jutahy, que acompanhou todo o julgamento, a mudança da jurisprudência do STF por 8 votos a 3, confirmando ontem que os mandatos pertencem aos partidos e não aos políticos, é "uma revolução positiva para a conduta e a postura dos detentores de mandatos eletivos".

  "A partir de agora, pode-se dizer que tudo será diferente ou nada será como antes, em benefício da moralidade e da responsabilidade na política", disse o parlamentar, se referindo a refrões de duas conhecidas músicas populares.

  Para ele, não havia alternativa ante a degradação dos costumes na vida pública brasileira. "A partir do momento em que a mudança de partido começou a se dar sem nenhuma preocupação do eleito com princípios como conceitos e programas partidários, era forçosa uma decisão, porque esta prática estava destruindo, na avaliação da sociedade, a representação popular", afirmou.
 
  Para o parlamentar baiano, o julgamento do STF foi também um exemplo de responsabilidade e prudência que merece aplausos, ao ter estabelecido a data de 27 de março como prazo para as mudanças partidárias, porque, assim, preservou-se a segurança jurídica em meio ao processo de mudança de jurisprudência. "É importante ficar claro que mudar de partido não é crime, mas gera conseqüências", disse o parlamentar.