A proposta do PCdoB vai enfrentar resistências na Câmara e no Senado
O deputado Álvaro Gomes (PCdoB) fez nesta tarde de segunda-feira, 1º, antes da sessão da AL cair por falta de quórum, um pronunciamento sui-gêneris. Comentou sobre a renovação das concessões de TV nos Estados pela Rede Globo e disse que é "direito de todo trabalhador, de toda sociedade ser bem informada".
Seguiu nesse linha e anunciou que até o próximo dia 5 vão acontecer manifestações de rua nas principais cidades brasileiras, contra a outorga da TV de maneira que não atenda aos interesses coletivos da população.
Finalmente, na conclusão do seu pronunciamento, o deputado disse que uma das propostas a ser apresentada por seu partido e também colocada nas ruas, é no sentido de que beneficiários de canais de televisão nos Estados, deputados e senadores, não participem de votação dessa matéria no Congresso nacional, "por uma questão de ética".
Na Bahia, como é do conhecimento público, o senador ACM Jr é concessionário da Rede Globo e seu filho, ACM Neto, deputado federal.
Daí que, no entendimento de Álvaro Gomes, tanto Neto quanto seu pai, deveriam se abster dessa votação.
Ademais, como na Câmara e no Senado existem n deputados e senadores donos de TVs, a proposta do PCdoB, certamente polêmica, vai encontrar forte resistências nas duas casas legislativas.