José Carlos Aleluia é deputado pelo Democratas
"A existência de uma quadrilha de elite, formada por ministros e dirigentes de estatais, sob o comando de Luiz Inácio Lula da Silva, dentro do governo federal, vai deteriorar ainda mais a imagem do País, como atesta a ´Transparência Internacional`, depois de avaliar a corrupção em 180 países.
O Brasil ocupa a 72ª posição, quando relacionadas as nações que tratam sem seriedade as questões da moralidade, com uma nota medíocre de 3,5%", disse nesta quarta-feira o líder Democratas, José Carlos Aleluia (BA). Para o deputado, a postura de Lula, ao defender corruptos aliados, faz crer que a degradação das instituições está apenas no início.
"Quando o presidente da República dá uma entrevista num jornal da expressão do New York Times, desacatando a Polícia Federal, o Ministério Público e o Supremo Tribunal Federal, ao defender a inocência de José Dirceu, pode-se imaginar que o próximo levantamento da Transparência Internacional instalará o Brasil numa posição ainda mais desastrada entre as nações corruptas", lamentou Aleluia.
PESQUISAS
O índice, estabelecido por meio de pesquisas realizadas entre homens de negócios e especialistas, vai de 10 para um Estado considerado "limpo" a 0 para um Estado considerado "corrupto".
Os países "limpos", encabeçados por Dinamarca, Finlândia e Nova Zelândia - todos com nota 9,4 -, também deveriam fazer mais esforços para evitar que suas empresas tentem corromper os políticos de outros países ou não fazer mais vista grossa para a procedência de fundos suspeitos depositados em suas instituições financeiras, segundo a Transparência.
A lista dos 10 países mais transparentes se completa com Cingapura, Suécia, Islândia, Holanda, Suíça, Canadá e Noruega. Os Estados Unidos aparecem na 20ª posição com a nota 7,2. Além de Iraque (1,5), Somália e Mianmar (1,4 cada), os três últimos países da lista, a relação das nações mais corruptas inclui Haiti, Uzbequistão, Tonga, Sudão, Chade e Afeganistão.
"Em países pobres a corrupção parece coisa natural. Mas, somos uma das 10 maiores economias do Planeta. Numa nação deste porte não há informação de que um grupo político tenha se apoderado do Poder com o propósito único de assaltar os cofres públicos. Nunca tantos ministros foram afastados por corrupção. Nunca gestores de estatais cometeram tantos desatinos. E o inconsequente aparelhamento do Estado por Lula fechou o esquema que levou o Ministério Público a denunciar o emblemático número de 40 aloprados lulistas", declarou Aleluia.