Com informações da WWE
Tasso Franco , Salvador |
24/07/2025 às 16:20
Hulk Hogan o lutador que rasgava a camisa
Foto: WWE
A WWE lamenta a notícia de que Terry Bollea, reconhecido mundialmente como o lendário membro do Hall da Fama da WWE, Hulk Hogan, faleceu em 24 de julho, aos 71 anos.
Uma das figuras mais reconhecidas da cultura pop, Hogan ajudou a WWE a alcançar reconhecimento global com a febre da Hulkamania na década de 1980 e reacendeu a popularidade do entretenimento esportivo na década de 1990 por meio de sua liderança na Nova Ordem Mundial na WCW. Seja ele um herói ou um vilão, vestido de vermelho e amarelo ou preto e branco, o Hulkster sempre foi uma das estrelas mais populares e duradouras do ringue.
Hogan abandonou a carreira musical com sua banda Ruckus, de Tampa, Flórida, quando foi descoberto pelos membros do Hall da Fama da WWE, Jack e Gerry Brisco. Em 1977, Hogan começou a treinar com Hiro Matsuda, que intencionalmente quebrou a perna de Hogan apenas para ver se ele tinha paixão suficiente para voltar a treinar no ringue ou se voltaria a tocar baixo.
Um ano depois, em 10 de agosto de 1977, Hogan teve sua primeira luta contra B. Brian Blair em Fort Myers, Flórida, pela Championship Wrestling da Flórida. Hogan competiu sob uma máscara como Super Destroyer na Flórida e depois se juntou ao seu amigo Ed Leslie (que se tornaria Brutus Beefcake) como os irmãos Terry e Ed Boulder no Alabama, Tennessee e Geórgia. Foi depois de aparecer em um talk show local em Memphis com o Incrível Hulk da TV, Lou Ferrigno, que ele começou a se chamar Terry "The Hulk" Boulder, por ser muito maior que Ferrigno.
“A WWE lamenta anunciar que o membro do Hall da Fama Hulk Hogan faleceu. Uma das figuras mais reconhecíveis da cultura pop, Hogan ajudou a WWE a alcançar reconhecimento global nos anos 1980”, disse a empresa em uma postagem no X. “A WWE estende suas condolências à família, amigos e fãs de Hogan.”
A cidade de Clearwater, na Flórida, informou em comunicado que policiais e bombeiros foram enviados à casa de Hulk Hogan após um chamado relatando uma pessoa em parada cardíaca. Ele recebeu atendimento de equipes de resgate no local e foi transportado para o Hospital Morton Plant, onde foi declarado morto.
Dentro da luta livre, Hogan construiu um currículo impressionante: foram doze títulos mundiais, divididos igualmente entre WWF e WCW. Entre 1984 e 1988, manteve-se campeão da WWF por incríveis 1.474 dias seguidos e ainda entrou para a história como o primeiro a vencer duas edições consecutivas do Royal Rumble, em 1990 e 1991.
Com suas declarações sobre ter “bíceps de 24 polegadas” e seus famosos conselhos para “fazer suas orações e comer suas vitaminas”, Hogan foi peça-chave na “era de ouro” do wrestling nos anos 1980. Sua popularidade e suas rivalidades com “Rowdy” Roddy Piper, André Rene Roussimoff – o lendário André, o Gigante –, “Macho Man” Randy Savage e muitos outros transformaram a luta livre profissional em uma indústria bilionária entre os anos 1980 e início dos 1990.
Ele apareceu pela primeira vez na WWE em 1979 e foi nomeado Hulk Hogan por Vincent J. McMahon. Como vilão, Hogan derrotou (o futuro Million Dollar Man) Ted DiBiase em sua primeira luta no Madison Square Garden, desafiou Bob Backlund pelo Campeonato da WWE e colidiu com Andre the Giant oito anos antes da WrestleMania III, em agosto de 1980, no Shea Stadium, em Nova York.
Após aparecer em "Rocky III", Hogan passou os três anos seguintes competindo pela AWA de Verne Gagne e pela New Japan Pro Wrestling de Antonio Inoki. Hogan então se mudou para a WWE, onde derrotou The Iron Sheik para se tornar o Campeão da WWE em 23 de janeiro de 1984, dando início a uma febre na cultura pop que ficaria conhecida como Hulkamania.
Por quase uma década, as pegadas da WWE e da Hulkamania cresceram juntas. A WWE expandiu-se para a televisão nacionalmente sindicalizada e, em seguida, para o pay-per-view, com Hogan estrelando uma série de clássicos, incluindo a parceria com a maior estrela da televisão, Mr. T, na primeira WrestleMania e a derrota de Andre the Giant diante de mais de 93.000 fãs na WrestleMania III.
No total, Hulk Hogan conquistou o inédito cinco Campeonatos da WWE, participou do evento principal da WrestleMania oito vezes e vendeu milhões de camisetas, brinquedos e qualquer coisa que você possa imaginar com as cores vermelha e amarela antes de deixar a WWE em agosto de 1993.
O Hulkster planejava deixar seus dias de entretenimento esportivo em tempo integral para trás e começou uma carreira como estrela de televisão no programa sindicalizado "Thunder in Paradise".
Controvérsias também marcaram a carreira de Bollea. Em 2015, ele foi flagrado em uma gravação fazendo comentários racistas, o que manchou sua reputação entre muitos fãs. Ele também teve papel central na queda do site Gawker, após um longo processo judicial por invasão de privacidade devido à publicação de um vídeo íntimo. A indenização de 115 milhões de dólares decretada pela Justiça levou o site à falência e se tornou um marco na legislação de mídia.
Fora dos holofotes do wrestling, ele também se aventurou no cenário político. Frequentou eventos do Partido Republicano e protagonizou uma cena marcante na Convenção Republicana ao declarar apoio ao então presidente Donald Trump, gesto que selou rasgando a própria camisa, marca registrada de sua persona dentro dos ringues.