Na data em que se comemora o Dia dos Portuários, 28 de janeiro, o presidente da Autoridade Portuária Federal – CODEBA, Antonio Gobbo, anuncia a celebração do acordo de Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) aos empregados da Companhia pelo terceiro ano consecutivo. O pacto, firmado representantes dos três sindicatos representativos da categoria, Sindicato Unificado dos Trabalhadores nos Serviços Portuários Do Estado Da Bahia (SUPORT-BA), Sindicato dos Portuários de Candeias – Bahia (SPC-BA) e o Sindiportil, observa a data fiscal de 1º de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2026. O pagamento ocorrerá já neste ano de 2026.
“Nosso principal objetivo com esse acordo é estimular que os trabalhadores participem mais ativamente da gestão e serem efetivamente reconhecidos pelos resultados que a CODEBA apresenta anualmente. Essa medida garante a sustentabilidade econômica, financeira e operacional da empresa e, também, reafirma a importância da CODEBA para a economia e o desenvolvimento do país, enquanto prestadora de serviço público essencial e como Autoridade Portuária”, explica o presidente da CODEBA, Antonio Gobbo.
No acordo estão estipuladas as metas a serem atingidas e indicadores a serem observados, dentre eles, a sustentabilidade, o rendimento financeiro e operacional da CODEBA, além da melhoria do índice de desenvolvimento ambiental da empresa, que está alinhada à atividade fim da Companhia. O pacto também prevê metas de gestão para melhor execução do orçamento da empresa prestadora de serviço público, considerando as entregas de forma a melhor atender às necessidades da população. À medida em que todas as metas forem atingidas e conforme os indicadores pactuados, a distribuição dos resultados ocorrerá no ano de 2026, observando a data fiscal de 1º de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2026.
Comemorações
Uma missa em comemoração ao Dia do Portuário foi celebrada, na manhã desta quarta-feira (28) na área operacional do Porto de Ilhéus e contou com a participação de aproximadamente cem trabalhadores.
Na a ocasião, o gerente do Porto de Ilhéus, Gilberto Rodrigues, destacou o significado histórico da data, lembrando a Abertura dos Portos às Nações Amigas, marco fundamental para o desenvolvimento econômico do Brasil. Em sua fala, ressaltou que, ao se pensar em desenvolvimento, PIB e balança comercial, é inevitável reconhecer o papel estratégico dos portos como o coração da logística nacional e ressaltou a relevância do ato religioso para a valorização da categoria e para o fortalecimento do sentimento de união e reconhecimento no Porto de Ilhéus.
"Não há infraestrutura que funcione sem seu ativo mais valioso: as pessoas. Nos orgulhamos do trabalho realizado pelos portuários, categoria responsável por movimentar cerca de 95% das riquezas do país. Fica aqui o nosso reconhecimento e ao trabalho diário que sustenta a economia brasileira", parabenizou Gilberto Rodrigues.