Durante a cerimônia de abertura, o secretário da Casa Civil de Salvador, Luiz Carreira, destacou o papel da capital baiana como referência multicultural e polo de articulação internacional para o desenvolvimento sustentável.
Tasso Franco , Salvador |
05/11/2025 às 19:28
Fórum Nosso Futuro
Foto: Paulo Macedo
Salvador foi palco, nesta quarta-feira (5), da abertura do Fórum Nosso Futuro, iniciativa que reúne prefeitos e representantes de cidades de diversos países para debater políticas públicas voltadas à sustentabilidade, inclusão e cooperação internacional. O encontro teve início na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), no bairro do Comércio, com uma programação que inclui visitas culturais e mesas temáticas em torno de temas como justiça climática, economia da diáspora e inovação tecnológica inclusiva.
“É uma alegria imensa receber em nossa cidade líderes e representantes de tantos territórios comprometidos com o futuro sustentável, inclusivo e multicultural. Salvador, primeira capital do Brasil e berço da nossa diversidade, se orgulha de ser o ponto de encontro entre África, Europa e América Latina. O Fórum ‘Nosso Futuro’ é mais que um encontro multicultural: é um espaço de construção de soluções conjuntas para desafios globais”, afirmou Carreira.
O gestor também ressaltou o fortalecimento das parcerias internacionais. “Agradecemos a presença das delegações de França, Costa do Marfim, Senegal, Benin e Brasil. Essa rede de cooperação reafirma que nosso futuro depende da capacidade de trabalharmos juntos, respeitando nossas identidades e construindo soluções compartilhadas”, completou.
O prefeito de Saint-Ouen, na França, Karim Bouamrane, ressaltou a importância da conexão entre Salvador e cidades de diferentes continentes para preparar novas gerações voltadas à sustentabilidade e à igualdade. “Estamos aqui para preparar uma nova geração para um mundo melhor, lutando contra as consequências do colonialismo e promovendo a igualdade entre homens e mulheres. A ecologia deve ser um compromisso mandatório para todos nós — melhor comida, melhor ar, melhor água, melhores serviços públicos. Essa é a revolução que queremos ver acontecer, feita por jovens e para o futuro do planeta”, destacou Bouamrane.
O diretor do Prodetur Salvador, Iuri Mattos, também participou da abertura e ressaltou a importância da cidade sediar um evento de alcance internacional e com foco em políticas sustentáveis. “É uma satisfação enorme receber em Salvador representantes de tantos países para debater o futuro das cidades. A Secult, instalada neste edifício histórico que também abriga parte importante da nossa memória, tem trabalhado para integrar cultura, turismo e sustentabilidade. Discutir a preservação dos patrimônios e a sustentabilidade nos centros culturais é essencial para garantir que nossas cidades históricas continuem vivas e sustentáveis”, destacou o diretor.
O Fórum Nosso Futuro segue com uma série de encontros e trocas de experiências entre gestores municipais, com o objetivo de consolidar a Carta de Salvador, documento que reunirá os principais compromissos firmados durante o evento para o fortalecimento da cooperação internacional entre cidades.